O Grão Especial bateu um papo rápido com a fundadora da Academia do Café, de Lisboa, Sandra Azevedo

Assine nossa newsletter

Sandra Azevedo é formada em engenharia agroalimentar, com especialização em tecnologia dos produtos hortifruti. É pós-graduada em gestão da Qualidade e Segurança Alimentar. Em 1999, descobriu sua paixão pelos cafés especiais. Então, em 2011, fundou a Academia do Café, empresas de formação e consultoria especializada. Sobretudo, foi a primeira mulher em Portugal a obter a certificação SCAE e é uma das poucas no mundo a poder certificar nos seis módulos do Coffee Diploma System da SCAE em: introdução ao café, café verde, torra, percepção sensorial, brewing e barista.

Sandra Azevedo

(Sandra Azevedo, fundadora da Academia do Café)

Confira a seguir nossa conversa:

Grão Especial  – Há quantos anos trabalha com cafés especiais?
Sandra Azevedo – Há 19 anos;

Grão Especial – Quando começou a se interessar pelos cafés especiais?
Sandra Azevedo – Em 2011 descobri a SCAE ( Specialty Coffee Association Europe) e fiquei fascinada. Então, percebi de imediato que era um mundo novo, era uma porta gigante que se abria. Queria me tornar uma AST ( Authorized SCAE Trainer). Mas entendi também que seria um processo moroso, teria que certificar primeiro as minhas competências na área de café especial, mas também sabia que iria aprender muito.

Grão Especial- Onde trabalhou antes de abrir a Academia do Café em Lisboa?
Sandra Azevedo – A princípio, minha carreira profissional começou na indústria do tomate, na HEINZ Portugal, onde trabalhei por um ano e meio. Depois fui convidada para ir para a AZKOYEN, empresa de café espanhola com filial em Portugal. Ocupei o cargo de diretora de qualidade por sete anos. Então em 2006, aceitei um novo desafio profissional, onde permaneci por sete anos, até 2013. No entanto, em 2011 fundei a Academia do Café.

A Academia do Café

Grão Especial – Conte-me sobre seu empreendimento, a Academia do Café
Sandra Azevedo – A Academia do Café é uma empresa especializada em Consultoria Técnica e Formação Certificada em todas as áreas do café. Foi fundada por mim em 2011 é é hoje a entidade de formação em café líder em Portugal. Oferecemos cursos de alto nível, trabalhamos com os melhores cafés especiais do mundo e asseguramos um elevado nível de conhecimento e treinamento aos nossos alunos.

(A Academia do Café de Lisboa: cursos de alto nível com equipamentos de qualidade)

Mercado de Cafés Especiais em Portugal

Grão Especial – Conte um pouco sobre o mercado de cafés especiais em Portugal. É recente, certo?Sandra Azevedo – Começou há cerca de dois anos, com a primeira cafeteria de cafés especiais a abrir em Lisboa. Já existem algumas outras, mas é um mercado que está apenas começando “a passinhos de bebê”, como se diz por aqui.

Grão Especial – Quais são as particularidades desse mercado? O português sabe apreciar um café de melhor qualidade? Paga a mais por isso?
Sandra Azevedo – O português sabe apreciar um café de mais qualidade, mas nem todos estão dispostos a pagar o preço justo por tal. E no entanto, a cultura do robusta e do açúcar ainda está muito enraizada no paladar dos consumidores portugueses.

Grão Especial – Recentemente, parece que o mundo descobriu os encantos de Portugal ( nós já sabíamos!). Os estrangeiros procuram muito cafés especiais por aí?
Sandra Azevedo – Os estrangeiros procuram o que de melhor temos para oferecer, dessa forma: muito sol, pessoas afáveis, excelente gastronomia. O café é um “must” se for bom, mas a maioria bebe qualquer café, para sentir a cultura do país.

(Entrada da Academia do Café de Lisboa, empresa especializada em consultoria técnica e formação certificada em todas áreas do café)

Grão Especial – Dado que a África está muito mais perto que o Brasil, imagino que se consuma mais cafés especiais do continente Africano do que do Brasil. É verdade isso?
Sandra Azevedo – Não é de todo verdade. As maiores exportações de cafés especias vêem do Vietnã, seguido de Uganda e, em terceiro lugar, do Brasil.

Grão Especial – Na sua opinião, quais cafés são mais apreciados?
Sandra Azevedo – em Portugal, o espresso, assim como em quase todo o sul da Europa. Mas nos países nórdicos, eles preferem o café filtrado, 100% arábica.

Cafés Especiais brasileiro

Grão Especial – E os cafés especiais brasileiros? Trabalha com eles?
Sandra Azevedo – Somos procurados por produtores brasileiros mas no momento não trabalhamos com cafés do Brasil.

(Café da Academia do Café utilizado nos cursos de Latte Art)

Grão Especial – Vem ao Brasil conhecer novos produtores de cafés especiais?
Sandra Azevedo – Infelizmente, não. Mas os produtores chegam facilmente até nós.

Grão Especial – Tem acompanhado a cena dos cafés especiais do Brasil?
Sandra Azevedo – Não propriamente. Entretanto vou acompanhando os resultados do Cup of Excelence e algumas notícias, mas nada de muito concreto.

Grão Especial – Recentemente, entrevistamos o pessoal do Combi Cafés, do Porto. Que outras cafeterias de Portugal você acredita que fazem um bom trabalho por aí?
Sandra Azevedo – Hello Kristof é a cafeteria que considero estar fazendo um excelente trabalho. Tanto o café como a comida e o serviço são fabulosos!

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.