Lisboa finalmente ganha cafeteria somente de cafés especiais brasileiros: a Baobá Café Lisboa

Assine nossa newsletter

Com quase dois anos de atraso, acaba de ser aberta em Lisboa, a primeira cafeteria da futura rede Baobá Café Lisboa. Instalada nos números 256 a 258 da rua São Paulo, na capital de Portugal, a cafeteria iria se chamar Onníe, como a da avenida Paulista em São Paulo, que a essa altura do campeonato já deveria ter algumas outras irmãzinhas espalhadas pela cidade. Mas, veio a pandemia e todos os planos do Grupo Baobá tiveram que ser postergados.

Passado o pior da pandemia do covid-19, com o comércio voltando à normalidade em Portugal, o Grupo inaugurou, no final de setembro, a cafeteria que acabou sendo rebatizada de Baobá Café Lisboa.

E com um diferencial: só trabalhará com cafés especiais brasileiros vindos da Fazenda Baobá, localizada no município de São Sebastião da Grama, em São Paulo. “E também de outras origens brasileiras, porém, sempre com a nossa marca”, explica o gerente de operações internacionais do Grupo Baobá, o português João Damião.

A ideia é fortalecer o consumo de cafés especiais brasileiros em Portugal, que sofrem certa resistência, inclusive dos próprios profissionais da cena do café especial de Portugal, uma vez que preferem os cafés africanos, principalmente os da Etiópia e os da América Central. A causa? Puro desconhecimento das inúmeras origens e variedades brasileiras. Ainda hoje, para muita gente lá fora, nosso café só serve para blends. E é preciso combater essa ignorância oferecendo conhecimento.

CEO do Grupo Baobá, Monna Brandão

A escolha em oferecer apenas cafés especiais brasileiros já fez com que a concorrência se movimentasse. “Já percebemos que as outras cafeterias registraram o fato e reagiram. Mas para nós era o caminho mais do que natural, afinal, produzimos nosso próprio café e queremos contar essa história aos portugueses e estrangeiros que visitam o país”, explica João.

Na Baobá Café Lisboa são oferecidas seis variedades de café, entre elas o Icatu, que o português médio nunca ouviu falar. Todos os cafés têm acima de 80 pontos na escala da SCA (Specialty Coffee Association).

Baobá Café
Os cafés brasileiros são exportados em grãos verdes e torrados dentro da cafeteria, com um torrador Probat.

Uma outra boa notícia é que o espresso é vendido a apenas um euro. “Posso afirmar com toda a certeza que é o espresso feito com café especial mais barato de toda a Portugal”, se entusiasma João.

Nesse momento, estão utilizando um obatã amarelo da fazenda Baobá que recebeu 86,2 pontos da SCA como blend do dia. “Oferecemos uma experiência sensorial aos nossos clientes, que se chama Baobá Espresso Experience: para cada microlote que servimos, harmonizamos com um bombom diferente. Para o microlote que estamos servindo no momento dessa entrevista, a harmonização é feita com um bombom de queijo”, completa.

“Investimos numa equipe multicultural de profissionais de Portugal, Brasil e Nepal, profundos conhecedores de cafés especiais para que ofereçam aos nossos clientes todo o seu conhecimento acumulado e, enquanto extraem os cafés pelos métodos Hario V60, Clever, Chemex etc., demonstrem de forma didática as nuances de sabores dos nossos cafés. Tem sido um sucesso”, diz.

Baobá Café

Numa cafeteria brasileira, mesmo que em Portugal, o nosso amado pão de queijo não poderia faltar. Mas aqui ele é feito com um mix de queijo da Serra da Canastra, de Minas Gerais e do Açores, região de Portugal. “E a mesma profissional também produz nossa granola”, explica.

O mais famoso doce brasileiro também não podia ficar de fora, o brigadeiro, que na Baobá Café Lisboa é oferecido em dois sabores: de chocolate e de café. Outra pedida são os bolos de pistache e o de pera com café. Em todas as receitas que levam café, naturalmente, utilizam o da fazenda Baobá.

Baobá Café
A casa também oferece o nitro cold brew
Baobá Café
A Head barista é Carina Esteves

Em breve, a cafeteria irá oferecer cursos e cuppings para os amantes do café especial brasileiro. A casa também conta com uma loja que vende cafés torrados e moídos e diferentes métodos de preparo como o aeropress.

@baobacafelisboa
Rua São Paulo, 256 a 258, Lisboa, Portugal
Horário de funcionamento: das 8h00 às 18h00, todos os dias da semana
@onnie_coffee
Avenida Paulista, 807, loja 58 – São Paulo, SP

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a cena dos cafés especiais em Portugal, leia aqui: Camelia sinensis no Porto; BOP Café; Conheça a Chocolataria Equador; C‘Alma Specialty Coffee room; A cena do café especial, do chocolate bean to bar e do chá no Porto, 7groaster.

Leia também: Do grão à xicara: produtor brasileiro cria rede internacional de cafeterias de cafés especiais, a Onníe.

Créditos fotos: 88mm Studio

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.