10 cafeterias e lugares surpreendentes para apreciar um café especial em São Paulo

Assine nossa newsletter

A cidade vive um verdadeiro boom de cafeterias bacanas e descoladas

A demanda pelo cafezinho no balcão da padaria continua igual. Mas o número de paulistanos que passou a procurar cafeterias e lugares bacanas para tomar seu café de todo o dia com o conforto e qualidade, deu um salto!

Prova disso é o número de cafeterias de cafés especiais que têm sido abertas na cidade. Fizemos uma lista das novidades, sem esquecer, claro, os endereços pioneiros, dignos representantes da Terceira Onda do Café. Ou seja, do grão à xícara. O barista conhece o torrefador, que conhece o produtor e cada um, em sua etapa, desenvolve o melhor trabalho.

Um Coffee & Co. - Cafeterias de SP

Um Coffee & Co.

  1. Um Coffee & Co. – tem duas unidades, a do Bom Retiro, – eleita a melhor entre as cafeterias da cidade pela Veja São Paulo em 2017-, e a do Itaim. Ambas oferecem um excelente café especial, vindo diretamente da fazenda da família Um, no sul de Minas. Eles também compram microlotes de microprodutores vizinhos. A equipe de baristas é muito bem treinada e, se a fome apertar, doces e salgados confeccionado sob a batuta da matriarca, Marcia Um, são uma boa pedida. Em breve, abrirão uma nova casa, dessa vez no Baixo Pinheiros, ao lado do Sesc Pinheiros. Leia as matérias completas sobre o novo espaço da Um Coffee & Co. e seu fundador seu fundador, Stefano Um.

 

Coffee Lab - Cafeterias de SP

Coffee Lab

  1. Coffee Lab – localizada no coração da Vila Madalena, na Fradique Coutinho, o Coffee Lab foi a primeira cafeteria de cafés especiais de São Paulo. Capitaneada pela barista e torrefadora, Isabela Raposeiras, essa é uma cafeteria obrigatória na lista de qualquer amante de cafés especiais. Isabela garimpa por esse Brasil, os melhores microlotes para oferecer aos seus clientes. Leia mais em Homenagem ao Dia das Mulheres – Isabela Raposeiras.

 

Cupping Café - Cafeterias de SP

Cupping Café – (Foto Facebook Cupping Café)

  1. Cupping Café – o Cupping Café também fica na Vila Madalena, e segundo seu proprietário, “é um espaço destinado às pessoas comuns, que sempre tomaram café comum, mas que querem conhecer o universo dos cafés especiais, provando-os”. Daí o nome da casa. Semanalmente, promove cuppings (degustações) de cafés de todas as partes do mundo. Fique ligado na programação pela página do facebook deles. Conheça mais sobre Gabriel Penteado e o Cupping Café.

 

Isso É Café - Cafeterias de SP

Isso É Café

  1. Isso É Café – A Isso É Café, do Felipe Croce, foi responsável pela reinauguração do Mirante 9 de Julho, atrás do Masp. Esse ano, saíram de lá e se instalaram de mala e cuia no Beco do Batman, na Vila Madalena, um dos redutos mais visitados pelos turistas. O lugar é calmo, quase zen, com uma área externa de inspiração oriental. Os cafés são da FAF, Fazenda Ambiental Fortaleza, da família de Felipe, são especiais e orgânicos, não muito fáceis de encontrar por aí. Ele é mestre de torra também. Em breve, abrirão uma flagship na Santa Cecília.

 

89o. Coffee Station - Cafeterias de SP

89o. Coffee Station

  1. 89o. Coffee Station – saindo um pouco da Vila Madalena e arredores, vamos até o bairro da Liberdade, conhecer a 89O. Coffee Station, aberta em dezembro de 2017, a cafeteria está o tempo todo lotada. Principalmente nos finais de semana, onde a casa serve, em média, duas mil xícaras de cafés especiais da marca Mitsuo Nakao, fornecedor exclusivo. Vende mais de 50 itens, todos fabricados na casa, sob o comando de Felipe Tadao Arakaki. Em breve, irão abrir uma filial, dessa vez nos arredores da Paulista. Leia mais sobre a 89o. Coffee Station.

 

Clemente Café - Cafeterias de SP

Clemente Café

  1. Clemente Café – indo para a Vila Mariana, a Clemente Café é, sem dúvida, uma das menores cafeterias da cidade, com apenas sete metros quadrados. Tatiana Rocha, a proprietária é também a barista. Em função do espaço, oferece apenas dois métodos de preparo, além do espresso: hario e aeropress. Trabalha com os cafés dos torrefadores Hugo Wolff, Bica Café e Pereira Vilela. Conheça mais sobre a Clemente Café.

 

Café for fun - Cafeterias de SP

Café for fun

  1. Café for fun – o Café for fun tem uma pegada teatral: as donas, Marcella e Eliana Guttmann respiram teatro. A màe é uma atriz reconhecida e a filha, é produtora de seus espetáculos. Por causa disso, a decoração é cheia de referências ao teatro brasileiro. A família é de origem judaica búlgara, portanto, as famosas burekas, massa folhada recheada de batata ou de ricota com espinafre não podia faltar. A curadoria dos cafés da casa ficou por conta de Tom Rodrigues. Leia mais em Café for fun, recém-inaugurado em Pinheiros, flerta com o teatro.

 

HM Food Café - Cafeterias de SP

HM Food Café

  1. HM Food Café – O HM Food Café fica num espaço multiuso, com salão de beleza, galeria de arte e oficina de motocicletas. Seus sócios, Hesli Carvalho e Murilo Nogueira, o HM, vendem cafés da FAF (Fazenda Ambiental Fortaleza) em sua maioria. São parceiros da teablender Carla Saueressig, cujos cursos sobre chás especiais são sempre um sucesso. Conheça mais sobre o HM Food Café.

 

Kofi & Co. - Cafeterias de SP

Kofi & Co.

  1. Kofi & Co. – localizada fora do circuito zona oeste, na Alexandre Dumas, zona sul, a Kofi & Co faz um mix muito bacana entre cafés especiais, chás, cervejas artesanais, vinhos, cachaça e chocolates, além, claro da comida. “O segredo é administrar toda essa complexidade”, diz Marcello Cunha, um dos sócios da casa. Leia mais no link Kofi & Co.

 

The Little Coffee Shop - Cafeterias de SP

The Little Coffee Shop

  1. The Little Coffee Shop – essa é, sem dúvida, a menor cafeteria de São Paulo: 1,80 metros quadrados. Mas sua proprietária e barista, Flavia Pogliani, que também é economista, não dá ponto sem nó. Seus cafés, da melhor qualidade, são reconhecidos também, por terem um preço justíssimo. Leia mais no link Pequenas Doses de Alegria: the Little Coffee Shop.

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.