Chá preto versus chá verde: a diferença é mais do que apenas a cor

Assine nossa newsletter

Você já se perguntou sobre a diferença entre chás pretos e chás verdes? Ou você é um ávido bebedor de chá e deseja adicionar ao seu conhecimento sobre chá. Leia sobre como esses dois tipos deliciosos de chá são diferentes e de que maneira!

De conversas informais em festas a oficinas de degustação de chá, essa é uma das perguntas mais frequentes para mim: qual é a diferença entre chá preto e chá verde. E toda vez que eu respondo, isso tem um efeito mágico – como se eu tivesse lançado um feitiço! As pessoas se aglomeram, ansiosas e empolgadas, atentas e maravilhadas ao desvendar o mistério dessa bebida mística que todos conhecemos como “chá”.

Como mestre em chá, deixe-me levá-lo a uma jornada humilde de crisálida para uma folha de chá que a transforma em uma xícara forte e ousada de chá preto Assam ou delicado chá verde dos Nilgiris, tudo em apenas 24 horas! Vamos dar uma olhada!

CHÁ PRETO E CHÁ VERDE VÊM AMBOS DA MESMA PLANTA

Muitas vezes as pessoas assumem que os chás preto e verde, devido à diferença de sabor, cor e experiência, provêm de plantas diferentes. Mas isso não é verdade!

O chá preto e o chá verde vêm da mesma planta – Camellia Sinensis, o nome científico de todos os arbustos de chá em todo o mundo. Depois de colhidas (na verdade, arrancadas), elas passam por diferentes estágios de processamento, uma das quais é a oxidação.

É a oxidação a responsável pela transformação do chá em chá preto ou chá verde.

OXIDAÇÃO DE FOLHAS DE CHÁ

Hora de um curso intensivo de química! O processo de ‘oxidação’ acontece quando o alimento reage com o oxigênio no ar. É devido à oxidação que uma banana descascada ou uma maçã cortada começa a ficar preta. Esse processo exato também acontece com as folhas de chá.

Quando o chá de folhas soltas é permitido oxidar em condições controladas, os compostos bioquímicos nas folhas de chá são expostos ao oxigênio no ar. Desse modo, ocorre uma reação complexa que faz com que as folhas de chá mudem de aparência de verde para preto (na verdade, é um tom escuro de cobre).

Depois que as folhas atingem um nível ideal de oxidação, elas passam por um transportador longo e plano a uma temperatura alta. Isso é chamado de queima ou secagem e é semelhante ao cozimento (imagine os pães sendo assados dentro de um forno). O disparo interrompe o processo de oxidação, reduzindo a umidade para cerca de 3-4%. Quando o chá surge após a queima, torna-se o conhecido chá preto que conhecemos.

Portanto, é o fenômeno da oxidação que torna um chá preto, e não outra planta.

COMO A MESMA PLANTA SE TORNA CHÁ VERDE?

Quer saber como é feito o chá verde de folhas soltas? Ok, vamos dar uma olhada em como a mesma planta se torna uma xícara deliciosa e nutritiva de chá verde.

Enquanto faz chá verde, o processo de oxidação é completamente contornado. Em outras palavras, o chá verde é o que você recebe quando as folhas de chá não podem reagir com o oxigênio no ar e, portanto, retêm sua cor verde brilhante!

As folhas de chá, depois de arrancadas, passam por um rápido tratamento térmico para destruir a enzima do chá. No Japão, isso é feito no vapor das folhas de chá, enquanto na China as folhas de chá são fritas. Uma razão pela qual se pode encontrar tantas variações diferentes de chá verde, de todo o mundo. Por exemplo – uma das variedades de chá verde em pó, conhecido como chá verde Matcha, é cultivada, colhida e processada de uma maneira única.

Após o tratamento térmico, as folhas de chá são semi-secas e enroladas, manualmente ou em rolos. Eles são submetidos a queima para remover o excesso de umidade e são classificados, classificados e embalados.

A única diferença entre chá preto e chá verde, portanto, é o processo de oxidação. Antes, a presença ou ausência deste processo.

ENTÃO, PARA RECAPITULAR…

  1. Tanto o chá preto quanto o verde vêm da mesma planta – Camellia Sinensis;
  2. É o processo de oxidação que transforma a mesma folha de chá em chá preto ou chá verde.

Você pode conferir nossa impressionante coleção de chás pretos, provenientes de regiões produtoras de chá nobres da Índia, como Darjeeling e Assam. Desde chás pretos exclusivos de propriedade única e nossos chás pretos misturados com curadoria especializada para curar nossos best-sellers.

Também temos variedades deliciosas e exclusivas de chás verdes, provenientes de Darjeeling, Nilgiris, no sul da Índia, e Kangra, no norte da Índia. O terroir dessas regiões produtoras de chá contribui para as características da xícara e você obtém uma experiência única com cada mistura. Nossos liquidificadores combinaram esses chás verdes frescos do jardim com abundantes flores, ervas e especiarias para oferecer uma impressionante variedade de chás verdes profundamente nutritivos.

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.