Consciência negra, live e expediente ampliado marcarão a agenda do Museu do Café em novembro

Assine nossa newsletter

Patrimônio cultural será espaço de oficinas baseadas na cultura africana, entre outras programações preparadas para o fim de ano 

Consciência negra

No mês voltado a temática da Consciência Negra, o Museu do Café – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promoverá bate-papo e oficinas gratuitas que visam aproximar o público da cultura africana e incentivar a reflexão sobre violência contra mulheres negras e, principalmente, periféricas. Além de uma live sobre a produção de podcasts, que também integrará a programação, o MC preparou um expediente ampliado para atender o público durante a temporada de cruzeiros.

Expediente ampliado para a temporada de cruzeiros – 8 de novembro a 11 de abril

Visando receber os turistas e continuar acolhendo o público da região, o Museu ampliará seus dias de funcionamento a partir de 8 de novembro, a fim de melhor acomodar os coffee lovers nesse período de maior movimentação. Ainda seguindo protocolos de segurança, como a obrigatoriedade do uso da máscara, a instituição abrirá as portas em determinadas segundas-feiras até abril de 2022 (dia no qual, geralmente, o equipamento santista fica fechado para manutenções).

O horário seguirá o padrão: das 9h às 18h, com bilheteria encerrando às 17h. Será possível comprar o ingresso antecipadamente, pelo site ticket360, ou na hora do passeio. A Cafeteria também estará disponível, das 10h às 18h.

As datas do expediente especial são: 8 e 29 de novembro; 6, 20 e 27 de dezembro; 3, 17, 24 e 31 de janeiro; 7, 14, 21 e 28 de fevereiro; 7, 14, 21 e 28 de março; 4 e 11 de abril.

Live “Conversas entre MC e MI” – 18 de novembro, às 17h

“Podcasts como ferramenta de difusão” será o tema do próximo bate-papo entre as equipes do Museu do Café e do Museu da Imigração. Por meio do Instagram, os pesquisadores Bruno Bortoloto e Pietro Amorim, do MC, e Thiago Haruo, do MI, abordarão a expansão das plataformas digitais e as novas formas de produção de conteúdo adotadas pelas instituições culturais. Os profissionais apresentarão detalhes sobre as experiências com os projetos “Café Sem Filtro” e “Mobilidade Humana e Coronavírus”, que envolveram, ao mesmo tempo, pesquisa e comunicação com o público.

Dia da Consciência Negra – 20 e 21 de novembro, às 11h e 16h

O Dia da Consciência Negra será motivo de reflexão e impulsionará atividades especiais no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café. 

Na data da homenagem (20), o setor educativo distribuirá kits para a produção da boneca Abayomi, com o intuito de promover o reconhecimento da importância cultural das tradições africanas. A entrega será realizada presencialmente, das 11h às 16h (podendo ser encerrada antes, ao fim da quantidade de materiais). 

Já no domingo (21), às 16h, ocorrerá a oficina “As Mariposas”, que se desenvolverá a partir da conversa sobre diversas questões presentes no cotidiano de mulheres negras, como situações de violência, redução de danos e autoestima. No decorrer do bate-papo, os participantes também montarão a Boneca Ancestral. A participação é gratuita, mas os interessados devem garantir uma vaga entrando em contato pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria encerra às 17h)
R$ 10,00 e meia entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 08 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
museudocafe.org.br

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.