Museu do Café, em Santos, tem um aumento de 50% na procura por seus cursos de barista e torra após o fim da pandemia

Assine nossa newsletter

O responsável pelos cursos, o professor Hallyson Mermude, já formou mais de mil baristas, que estão atuando em todo o território nacional

Hallyson Mermude
Hallyson Mermude

A história de Santos é a história do café no Brasil e continua sendo! Prova disso é o aumento de 50% na procura dos cursos de barista e torra, disponíveis no Centro de Treinamento do Museu do Café, capitaneado pelo professor Hallyson Mermude. “Após a pandemia, a procura se intensificou muito, não só para o nosso curso de barista – que engloba as técnicas de barista básico, Latte Art e módulo avançado -, como também, para o nosso novo curso, o de torra, e cuja próxima turma acontece nos dias 27 e 28 agosto”, conta Hallyson.

Hallyson Mermude

Além de contar com uma sala dentro do Museu totalmente equipada, com cinco máquinas de café expresso para ministrar o curso de barista, o Museu recém-inaugurou um novo espaço, especialmente dedicado ao curso de torra. “Temos um torrador Probatino de 1,2kg disponível para o curso de dois dias de torra, cujo valor é de R$ 750,00. Já o curso de barista do Museu do Café tem a duração de cinco dias, que inclui um amplo material didático e custa R$ 800,00. Nesse momento, estamos em tratativas para que, num futuro breve, o curso de barista seja finalizado com uma visita a uma fazenda de café. Os alunos têm uma grande curiosidade e estão ávidos em conhecer o café no pé e Santos não têm um espaço como o Instituto Biológico de São Paulo, que possui um cafezal urbano”, explica.

Hallyson Mermude

Para os interessados em obter a certificação QGrader, Hallyson recomenda o curso da Associação Comercial, quase vizinha do Museu do Café. “Eles têm um espaço voltado para o curso de QGrader, com degustação e classificação do café. Para os nossos alunos que querem aprofundar seus conhecimentos, eu recomendo fortemente”.

O perfil dos alunos

Quando Hallyson começou a ensinar no Museu, pouco se falava em cafés especiais, o foco era outro, ensinar os profissionais da grande indústria. Mas o perfil dos alunos vem mudando desde então. Hoje em dia, grande parte dos que acompanham seus cursos são pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio, seja no Brasil ou mesmo em outros países, trabalhando com cafés especiais.

“A disseminação de conhecimento dos cursos do Museu do Café é imensa, já formei mais de mil profissionais. A importância que temos nesse mercado é muito grande. Nossos cursos são mensais, os alunos vêm de todas as partes do Brasil, levamos essas pessoas a campo e, por fazermos parte de uma instituição que tem uma atuação diferenciada, cultural, não temos compromisso com marcas, e sim com conceitos, com conhecimento. E isso é muito positivo. Seria muito bacana se, no futuro, pudéssemos ter um selo da BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association) em nossos certificados de conclusão de curso.Vamos batalhar pra isso!”, finaliza.

Serviço:

Museu do Café: Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos, São Paulo
museudocafé@museudocafé.org.br
@museudocafe  Para maiores informações sobre os cursos e vagas, ligue para (13) 3213 1750

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.