Especial Portugal: a cena do café especial, do chocolate bean to bar e do chá no Porto

Assine nossa newsletter

A cidade do Porto

A cidade do Porto foi eleita o melhor destino turístico da Europa em 2019, pela Culture Trip, que analisou a opinião de mais de seis milhões viajantes. Aliás, é o segundo ano seguido que Portugal conquista a premiação, sendo que, no ano passado, a cidade eleita foi Lisboa.

Contudo, nosso interesse pelo país se deveu ao fato de que é cada dia maior o número de brasileiros que estão se aventurando por lá, trocando a instabilidade político-financeira do Brasil pela estabilidade do euro aliada à vantagem da língua. E sobretudo, encontramos várias cafeterias envergando o DNA brasileiro, caso da Onnie, que vai abrir as portas ainda esse mês, em Lisboa, e da Âme, no Porto. Isso sem falar em inúmeros patrícios trabalhando atrás dos balcões.

Fizemos uma viagem de quase 20 dias para desvendar o universo dos cafés de especialidade, como são chamados por lá os cafés especiais, a produção de chocolates Bean to Bar e, pasmem, dos chás, onde fomos inclusive visitar um chazal há menos de 30 minutos do centro da cidade. E adoramos tudo o que vimos!

Mistura de charme e aconchego

O Porto é uma cidade única, com um ritmo próprio. Aliás, são duas cidades: a da Ribeira, dos turistas, e a outra, longe do D’Ouro, onde as pessoas que vivem por lá, quase não cruzam com os turistas. Entretanto, ela pode não ser a capital nem a cidade mais populosa de Portugal mas é, sem dúvida nenhuma, a mais charmosa e a que melhor acolhe os estrangeiros que, nos últimos anos, descobriram o local. Tanto que muitos europeus, aproveitando os baixos preços em comparação às outras capitais do continente, resolveram adotar a cidade como lar.

A cidade é cortada pelo rio D’Ouro e, abriga na outra margem, a pequena Vila Nova de Gaia, uma bela surpresa para os viajantes, com suas caves (lojas que vendem o famoso vinho do Porto), 15 km de ciclovia percorrendo todas as suas lindas praias e a melhor cafeteria do Porto, a 7groaster, onde é possível também ficar hospedado. Confira nossas dicas!

Porto

Porto está há duas horas de avião de Paris, duas horas e meia de Londres e pouco menos de três horas de Roma. E o clima é bem ameno, se comparado com o resto da Europa.

Porto

Porto

7groaster

Carla Pinto e seu marido resolveram unir os cafés especiais ao ramo do turismo e então compraram uma antiga propriedade em Vila Nova de Gaia, utilizado por um cenógrafo, a poucos passos do rio D’Ouro, há cerca de cinco anos, para investimento.

Estavam morando em Angola, e tiveram a ideia de criar um complexo que unisse o turismo e o café e faziam questão de criar algo que sempre gostaram, dar ao hóspede um tratamento especial. Como o lugar é único, contrataram o arquiteto português Miguel de Souza, amante de cafés especiais, para fazer o projeto. Investiram cerca de 1,5 milhão de euros, e construíram, no andar de cima, 11 apartamentos supermodernos e aconchegantes que são alugados pelo booking.com e experia.com com uma particularidade: cada quarto possui uma prensa francesa e um saquinho de 40 gramas de café especial fresquinho, torrado no dia. As amenities também são todas feitas por parcerias com artesãos locais.

Quanto ao turismo, criaram sete circuitos diferentes por Vila Nova de Gaia, de bike, pelas praias, a pé ou de táxi.

Na parte de baixo da construção, está a cafeteria, a mais moderna e cool do Porto, que também abriga, no meio do salão, uma torrefadora do mesmo nome, capitaneada pelo barista e torrefador campeão de Portugal, Davi Coelho. Que pilota um Jooper, torrador também produzido em Vila Nova de Gaia.

Antes de abrir, Carla fez um curso na Academia do Café, em Lisboa, com Sandra Azevedo (ler matéria aqui), onde conheceu o Davi. Além de torrar para o próprio estabelecimento, a 7groaster fornece seus pacotinhos para diversos outros estabelecimentos da cidade. Seus cafés vêem principalmente do Brasil, Etiopia, Colômbia, Peru, El Salvador, Panamá e Guatemala.

Decorações que remetem a origens locais

Num salão amplo, decorado com uma pegada industrial, sem esquecer as origens locais, os proprietários fizeram questão de prestigiar os artesãos de Gaia, seja em elementos de decoração, como as redes de pesca dos alojamentos e também na culinária. Impossível sair de lá sem experimentar um doce típico de Gaia, o Velhotes da Braguesa, acompanhamento mais que perfeito para os cafés servidos por lá, em diversos métodos de preparo como o Hario V60, Koar, chemex, kalita entre outros. Cervejas artesanais, chocolates bean to bar e outros doces típicos devem ser experimentados. Se informe sobre os cuppings de cafés das diversas origens que servem.

Porto

Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal

Essa foi a primeira matéria referente a nossa viagem à Europa! Fiquem atentos aos próximos dias para mais novidades!

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.