HM Food Café: do catering para os cafés especiais

Assine nossa newsletter

Como a paixão pela cozinha levou a dupla de amigos a se apaixonar pelos cafés especiais

Café, salão de beleza, galeria de arte, oficina de motocicletas e muito mais, o studio Dama, abriga o HM Food Café (instagram.com/hmfoodcafe), dos amigos, Hesli Carvalho, o H, e Murilo Nogueira, o M. Fãs de gastronomia, eram sempre eles que preparavam as comidas nas  comemorações familiares e nas reuniões com os amigos.

Hesli é formado em computação e Murilo em arquitetura. Antes do café especial, se envolveram com a gastronomia, trabalhando em catering para eventos de terceiros. A comida era tão boa que a demanda cresceu além do programado. Até que foi necessário procurar um endereço para instalar uma cozina e então, um amigo ofereceu o espaço onde estão. E, da comida, a paixão pelos cafés especiais não demorou a aparecer.

No entanto, o studio Dama já tinha sido configurado como um espaço multiuso quando foram convidados para ocupar a parte da frente, do café. “Acabou que o café foi ganhando um corpo, uma proporção muito maior,” conta Murilo.

HM Food Café

(Hesli e Murilo, os sócios da HM Food Café)

A entrada aos cafés especiais

Foi então que ao entrar de vez nos mundos dos cafés especiais, Hesli teve a oportunidade de relembrar sua infância, já que seu pai trabalhava numa fazenda de café em Nepomuceno, no sul de Minas Gerais.

Com tios também agrônomos, Hesli vivia rodeado de café mas, apesar disso, o conhecimento da dupla sobre cafés especiais era pequeno.

Contudo, como sempre quiseram servir produtos de qualidade na HM, começaram a estudar sobre os cafés especiais. Fizeram curso de barista com Gina Machado e estudaram por conta própria.

Depois, descobriram o trabalho de Felipe Croce, da F.A.F (Fazenda Ambiental Fortaleza), os pequenos produtores e foram visitar algumas regiões produtoras, como a Serra do Caparaó, em Minas, na divisa com o Espírito Santo.

Nesses dias, têm servido o espresso tirado de uma Nuova Simonelli Competizione, além  de oferecer os métodos coado, Clever e Aeropress, preparados com microlotes da Bica ou da FAF.

HM Food Café

(A cafeteria fica localizada no belo Studio Dama, no bairro de Pinheiros)

Cuidado com os produtores

Na hora de fazer as escolhas dos cafés especiais, sempre levam em consideração qual é a relação dessa pessoa com os cafés, como é a produção e quem produz, etc.. “Muitos dos nossos produtos têm essa questão, queremos passar nosso DNA para o café que servimos, conta Murilo. “Nos cercamos de parceiros que dividem essa preocupação conosco. Temos fornecedores de pães de fermentação natural  também tem essa preocupação, e isso gera essa interação bacana. O resultado é um café muito bacana”, conta.

A importância dos clientes para a evolução do café

Eles contam entusiasmado sobre a importância do público para a HM Food Café: “Temos um grupo de 7, 8 clientes que trabalham na mesma empresa e vêm aqui há dois anos. Eles comem em algum outro lugar, uma comida mais substanciosa e depois vêm aqui todo dia para tomar café, e eles foram tomando esses nossos diferentes cafés. Hoje em dia um deles já compra café coado pra fazer na casa dele e parte do grupo pede um café coado pra fazer na hora e outra parte pede o espresso. Boa parte deles já deixou de colocar açúcar no café. Nesses dois anos eles viraram um grupo de estudos, porque eles vêm frequentemente, e a gente consegue acompanhar bem a evolução, isso foi bacana, não entramos de uma forma abrupta no mercado.”

(A opinião do cliente é vital para a HM Food Café!)

O cardápio e o brunch da HM

No cardápio a HM Food Café tem a parte de bebidas, servidas o dia todo. O mesmo cuidado que tem com o café eles tem com o chá. Trabalhando em parceria com a Loja do Chá da Tee Gschwendner, querem acabar com o mito de que não se pode beber café e chá e que o chá é uma bebida terapêutica para se beber quando se está doente. Os doces são quase todos feitos na casa, os que não são, são feitos com alguns parceiros que desenvolveram a receita em conjunto. São doces com teor de açúcar mais baixo, justamente para fazer a harmonização com o café. Tem pão de queijo e o prato do dia, que troca de prato por estação e sempre vem acompanhado de salada a vontade. “Agora estamos no inverno, mas com esse calor vamos ter que antecipar os pratos do verão, são pratos mais leves: ceviches e coisas mais frescas.”

No sábado e nos últimos domingos do mês, fazem um brunch especial, que tem um menu à la carte todo baseado em ovos: nos doces as opções são o porridge de arroz negro, a salada de frutas amarelas e a panqueca de banana e nozes. Nas tostadas as opções são as de abacate e de presunto parma. Depois tem três pratos para compartilhar: o shakshuka (molho rústico de tomate com pimentão, ovos cozidos no molho e coalhada), um prato grego (homus artesanal, salada de tomate e pepino, coalhada eovos mexidos) e o pochê HM, uma versão deles do pochê. Fora isso servem bastante cafés e cappuccinos de manhã com pães de fermentação natural: “Uma comida mais real que aproxima as pessoas.”  Nos avisa Murilo.

(A cafeteria começou sendo um restaurante para catering, com o tempo, o café especial tomou força!)

A filosofia da HM Food Café e a preocupação com os pequenos produtores

Hoje em dia o café na HM Food é tratado com o mesmo cuidado e respeito com que se trata a comida. Murilo afirma que: “É uma experiência social e cultural, vemos tudo como um item só. Quando você está tomando o café especial aqui, você está tomando o grão que o fazendeiro colheu na mão. Você está ajudando para que possa melhorar as condições dele e da família, criando possibilidade para que ele permaneça no interior e que seja vantajoso.”

Já Hesli comenta sobre a filosofia que aprendeu em uma de suas viagens, que leva pra HM Food Café assim como pra sua vida: “Tem uma filosofia do chá que eu descobri quando fui para Darjeeling na Índia, que eu acho que vale para o café, que diz que quando você está tomando o chá, você está tomando o tempo: o tempo que a folha levou pra crescer, o tempo que uma pessoa separou manualmente aquilo até chegar em você. É todo o respeito e a valorização desse momento, e o café também é isso: não é só porque ele é um item do cotidiano, que a gente não tem que dar importância.”

HM Food Café

(O bonito interior da HM Food Café, local que serve um dos melhores cafés da cidade de São Paulo!)

A preocupação na qualidade dos produtos em todos seus processos, o cuidado em ouvir as sugestões dos clientes e colocá-las em prática na cafeteria, além de um café e comida de excelente qualidade, fazem com que a HM Food Café tenha se tornado uma das melhores cafeterias da cidade de São Paulo!

HM Food Café

Endereço: R. Ferreira de Araújo, 1056 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05428-002
Horários:  Segunda a Sexta: 10:00 as 18:00
Sábados: 10:00 as 16:00
Fecha aos domingos
Telefone: (11) 3034-5319

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.