Rede de restaurantes cria cafeteria, a KFÉ Ráscal, para surfar na onda dos cafés especiais

Assine nossa newsletter

O primeiro endereço já está funcionando, no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, que também irá receber a segunda casa, em abril de 2020

Luísa Bielawski, diretora de marketing do Grupo Ráscal, e filha dos fundadores do Viena e do Ráscal, foi a Nova York no ano passado para descobrir novas tendências no ramo alimentar. Queria ver as hamburguerias. Mas ficou mesmo impressionada com a quantidade de cafeterias dedicadas aos cafés especiais e com a rapidez dos baristas na preparação das bebidas.

“Sabe aquela história em que a pessoa mira num alvo, mas atinge outro? Foi o que aconteceu com a gente”, conta. Como não somos desse mercado, antes, não prestávamos muita atenção ao assunto. Mas ficou claro a tendência de valorização da qualidade dos cafés, com terroirs diferentes como o vinho e achamos que tínhamos que aproveitar esse momento para investir na área”, explica.

Contagiada, voltou ao Brasil e foi estudar sobre o assunto, já decidida a renovar o espaço que o restaurante tem no térreo do Shopping Villa Lobos.  “Já servíamos café lá, mas tirado pelo próprio garçom, que não é barista, nem sabia operar muito bem a máquina de expresso, de excelente qualidade, diga-se de passagem”.

Mas a ideia agora era transformá-lo numa cafeteria que realmente privilegiasse a qualidade do café, de origem única e preparado da melhor forma possível por um barista de verdade. O local atende as necessidades do restaurante Ráscal, que vende cerca de mil refeições por dia.  “E todo o mundo pede o café praticamente ao mesmo tempo”, conta.

KFÉ Rascal conta com a prestigiada consultora Silvia Magalhães

Para dar conta da missão, contrataram a consultora Silvia Magalhães, da SM Cafés (leia matéria aqui), que escolhe os cafés, faz a torra, estoca e ainda dá treinamento ao pessoal. “A Silvia também nos ajudou na escolha da máquina de expresso, uma La Marzocco Strada A, a primeira em atividade no Brasil”, explica Luísa.

KFÉ Ráscal

“Adoramos conhecer a Silvia e compramos seu modelo de fornecimento de café, já que queríamos ter a nossa própria marca”

A única exigência que fizeram à consultora foi que ela trouxesse cafés especiais não muito exóticos, capazes de agradar a um público que ainda não está muito acostumado com as novas possibilidades ao sorver um café diferenciado.

Por conta das atividades do próprio Shopping, tiveram que adiar para abril a inauguração do ponto, mas resolveram testar a ideia num quiosque localizado no segundo andar, na frente de lojas importantes, como a Zara e a Animale. Que já está operando, em sistema de soft open, mas que já dá a ideia da pegada do local.

“Como nosso escritório central fica no prédio colado ao Shopping, temos uma relação bem estreita, estamos sempre por aqui. Eles estavam procurando alguém que investisse num café mais sofisticado, com uma boa oferta de comida também, um lugar bacana pra sentar e conversar, a possibilidade de almoçar, porque traz mais público para o centro comercial. Topamos na hora e a experiência está sendo muito boa”, conta.

Investimento

Para a abertura das duas cafeterias, estão investindo cerca de um milhão de reais e contam com a chef-executiva, Nadia Pizzo, que é da Ligúria, na Itália e seu braço direito, Marina Amaral, que foi promovida e que é responsável pela preparação de quase tudo que é servido no KFÉ (instagram.com/kferascal), como os salgados, bolos e doces mais equilibrados, sem tanto açúcar.

KFÉ Ráscal

“Como somos uma empresa média, temos a liberdade de trabalhar sem ter que planejar o que vai acontecer daqui a cinco anos. A gente abre e testa, passa um tempo ajustando, modelando, modificando o cardápio. Abrimos a cafeteria com 12 funcionários e estamos testando diversas receitas. Criamos um cardápio de almoço com saladas e tortas. Os sanduíches são preparados no famoso pão de fermentação natural do Ráscal, com peito de peru, tudo feito por nós”, explica Luisa.

Os cafés

Silvia Magalhães escolheu para a casa cafés de diferentes procedências. O Mascavo, é um café de origem única, um catucaí da fazenda Córrego Liberdade, de Pontões, no Espírito Santo. Em sua descrição no cardápio consta que é um café aveludado e com maciez málica, remetendo a maçã-verde, caramelo e açúcar mascavo.

Já o Silvestre, é um blend de catuaí vermelho e amarelo do Sítio Águas Frias, do Alto Caparaó, no Espírito Santo. Para o preparo do expresso, a consultora escolheu um grão da variedade canário, cultivado no Vale da Grama, no interior de São Paulo.

O cliente pode escolher entre duas formas de preparo coado: no Hario V 60 e na Kalita Wave. “É bem ousado. Tem uma estação de coados numa cafeteria de Shopping mas está sendo muito bem aceito e no próprio cardápio, está escrito o tempo de 10 minutos para o preparo dos coados”, afirma Sílvia.

Os pacotinhos de café de 250 gramas com a marca Ráscal também estão disponíveis para compra.

Os Chás

A cafeteria fechou uma parceria com a Tal Chá, que está fornecendo chá verde, e infusões de Rooibos e baunilha, vermelho intenso e hortelã natural.

Para os apreciadores do tchai indiano, preparado com especiarias e ervas aromáticas da Índia, uma boa dica: ele é fresquinho e preparado na hora!

“Nossa ideia é poder servir o café muito bem preparado para quem quiser sentar e aproveitar os 30 lugares do nosso quiosque. Ou, se preferir, sair andando com um copo de café de papel para passear pelo Shopping”, finaliza Luisa.

KFÉ Ráscal

KFÉ Ráscal – segundo piso, em frente às lojas Zara e Animale

Shopping Villa Lobos
Av. das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, São Paulo

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.