O chá chinês e o coronavírus

Assine nossa newsletter

Existe algum risco de contrair coronavírus ao fazer ingestão de chá chinês?

Na época da desinformação, whatsapp e das fake news, os boatos se espalham na velocidade da luz. Esses dias, recebemos um email de um leitor questionando se ele corria risco de contrair o coronavírus tomando chás provenientes da China.

Fomos ouvir o doutor Luís Fernando de Barros Correia, comentarista de saúde da GloboNews e CBN, que declarou que, “apesar do coronavírus permanecer viável por algum tempo em superfícies, nunca sobreviverá sem um hospedeiro humano, além de algumas horas”.

Já a Organização Mundial da Saúde, OMS, esclarece que “pessoas que recebem encomendas da China não correm o risco de contaminação pelo coronavírus. Pelos experimentos, o vírus não consegue sobreviver tempo suficiente em superfícies duras para que a contaminação ocorra”.

Ainda segundo o doutor Luís Fernando, nesse momento, o brasileiro deveria estar mais preocupado com o surto de sarampo no país. Em 2019, o Brasil teve mais de 18 mil casos confirmados e mais de 16 mil deles somente na cidade de São Paulo. “A população tem que se conscientizar de que a vacina é importantíssima para a erradicação da doença. Todos aqueles com menos de 59 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo e colocar a caderneta de vacinação em dia”, esclarece.

Portanto, diante das evidências científicas, podem continuar bebendo seu chá chinês como antes. Todo o resto é desinformação e preconceito!!!

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.