O campeão brasileiro de torra é mineiro e engenheiro agrônomo

Assine nossa newsletter

Donierverson dos Santos, de 25 anos, bateu competidores renomados

Realizado em Curitiba, o 2º Campeonato Brasileiro de Torra elegeu Donieverson dos Santos, seu vencedor. Mineiro de Três Corações, e colaborador da Bourbon Specialty Coffee, Doni, assim como é mais conhecido, bateu diversos competidores mais experientes, mantendo-se o mais fiel à curva de torra planejada.

Além de levar para casa o troféu do Campeonato Brasileiro de Torra, garantiu também a vaga no World Coffee Roasting Championship, que se realizará em janeiro, na Itália.

Doni trabalha com torra há apenas um ano, é formado em engenharia agronômica pelo Instituto Federal Sul de Minas, no Campus Machado, IEF, e começou a trabalhar na Bourbon em março desse ano. Anteriormente, foi estagiário no laboratório de controle de qualidade do café, na própria Universidade. Foi contratado para desenvolver o setor de microlotes da empresa e ser mestre de torra. “Recebemos muitas visitas dos nossos clientes do exterior, e sou eu quem prepara as torras das amostras, bem como faço classificação, projetos de fermentação, entre outras funções”, conta.

“O campeonato teve um nível excelente, com pessoas da velha-guarda da torra, competidores que trabalham há mais de 10 anos com café especial, caso do Leandro Paiva, que foi professor da Universidade e foi um dos competidores”, diz.

Eduardo Scorcin, profissional independente ficou em segundo lugar e Fábio Nakamura, da Isso é Café, em terceiro. Todos usaram um café da fazenda Pilar, Catuaí CD fermentado.

As empresas Probat Leogap e Lucca Cafés Especiais foram anfitriões do campeonato, que teve como presidente do júri, o polonês expert em competições de torra, Lukasz Jura, representante da World Coffee Events, WCE. O evento foi promovido pela BSCA.

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.