Misto de restaurante, escola e loja, a Chá Yê! é um achado pra quem quer conhecer um pouco mais da cultura chinesa sem sair do Brasil
Tudo começou meio por acaso com esses dois amigos do Santa Cruz (famosa escola de classe média alta da zona oeste de São Paulo), João Campos e Caio Barbosa. Depois de terminarem o segundo grau, se formaram em economia na Universidade de São Paulo e passaram a trabalhar em consultorias e grandes empresas.
Até que João fez um curso técnico de gastronomia e recebeu um convite para trabalhar num restaurante em Xangai, em 2009. A proposta acabou não dando muito certo, mas ficou por lá mais um ano, trabalhando num café ocidental, onde ajudou a montar uma carta de chás especiais.
“No Brasil, eu só tomava café, mas lá, era caro e ruim e passei a me interessar pelo universo dos chás especiais chineses”, conta. Visitou várias plantações de chás especiais, e acabou apaixonado pelo assunto.
Em seu retorno ao Brasil, montou com o amigo Caio a Chá Yê!, (www.chaye.com.br) empresa especializada em chás de altíssima qualidade, os chás especiais, produzidos de maneira milenar por pequenos agricultores e mestres de chá, de mais de 12 regiões produtoras da China.
Chá Yê!
O começo foi só online e, há quatro anos, alugaram uma casa em Pinheiros (rua Fradique Coutinho, 344) e montaram um misto de restaurante, escola e loja de chás e utensílios.
“Nosso negócio é trabalhar com chás puros, especiais, que tiveram um cuidado na colheita e no processamento. Para isso, passamos mais de dois meses por ano na China, desenvolvendo boas relações com os produtores e mestres”, conta João.
Caio conta que vivenciaram duas fases distintas na empresa: a primeira, para conhecerem e se aprofundarem no conhecimento sobre os chás chineses visitando constantemente as regiões produtoras e, a segunda, entendendo o mercado brasileiro que, era, quando começaram, praticamente inexistente. “Foi onde percebemos que teríamos que ensinar aos nossos clientes tudo sobre a cultura do chá, e essa tarefa passou a ser também a missão da Chá Yê!. Criamos um canal de informação de qualidade por meio de nosso blog, promovemos milhares de degustações, eventos, etc.”, explica Caio.
A partir daí a casa começou a oferecer cursos, oficinas, treinamentos, especializações, viagens e cuppings, sempre com o objetivo de educar as pessoas. “Precisamos compartilhar nosso conhecimento sobre os chás chineses e criar efetivamente esse mercado no Brasil”, explica.
Tour do chá
Dentro dessa filosofia, em 2015 criaram o tour do chá, para que os clientes pudessem acompanhar todo o processo. “Deu tão certo que, em 2019, iremos promover dois itinerários diferentes: um é o tour do Imperial e o outro é o tour Origens. O Imperial sairá de São Paulo dia 9 de abril rumo ao leste chinês, partindo de Xangai e indo até o parque das montanhas de Wuyi, região que foi berço de todos os mais famosos chás imperiais, da Dinastia Sui até a queda dos Ming”, conta Caio.
Já o Origens, partirá dia 29 de abril, com destino à cidade histórica de Changsha, capital da província de Hunan, e irá até o extremo sul de Yunnan, província montanhosa, berço dos chás especiais. Maiores informações, acesse: www.chaye.com.br.
Crescimento
A dupla pretende expandir os negócios em 2019 e, para isso, criaram novos cursos presenciais e toda a semana promovem degustações gratuitas na casa. “Recebemos muitos alunos de fora da cidade e queremos abrir novas unidades e a primeira, ainda sem data, com certeza será em Brasília, já que a demanda por nossos chás é bem grande”, diz Caio.
Já Pedro lembra que este será o ano de incrementar seu clube de assinaturas, investindo em ações exclusivas para seus assinantes como cuppings guiados à distância (por meio de vídeos tutoriais), informações de preparo, seleção mais abrangente de utensílios, entre outras novidades.
Chá em saquinhos
Outra grande novidade será o lançamento de uma linha de famílias de chás de folha inteira, embalados num saquinho de tecido especial, em formato piramidal, produzido no Japão. Num primeiro momento, não contemplarão nem os amarelos nem os brancos.
“Acreditamos muito no sucesso desse formato, que é um meio termo para quem ainda está se iniciando nesse universo. É um chá de alta qualidade, mas embalado de uma forma mais fácil de ser consumido. Se fizermos um paralelo com o mundo dos cafés, compararia nosso chá em saquinhos com um café Nespresso. Não é um café especial, mas é um café de qualidade muito acima dos comprados em supermercado”, explica João.
Além do site e da loja fixa, os chás Yê também podem ser encontrados nas cafeterias Um Coffee Co., www.umcoffeeco.com.br (SP), e Objeto Encontrado, www.objetoencontrado.com.br ( BSB); e nos restaurantes Arturito, www.arturito.com.br, Padoca do Mani, www.manimanioca.com.br, Deli Garage, www.deligarage.com.br, e na cadeia PF Chang’s, www.pfchangs.com.br, todos na capital paulista.
Fotos: Caio Barbosa