A representante da Coreia do Sul, Jooyeon Jeon, venceu o campeonato mundial de baristas 2019, ontem, domingo, em Boston. Assim como a representante da China, Jian Ning Du, que ganhou o campeonato de Brewers. A 20ª. edição da competição foi organizada pela World Coffee Events.
Jeon foi a segunda mulher a ganhar o campeonato mundial, vencido no ano passado pela polonesa, Agnieszka Rojewsk. O competidor grego, Michalis Dimitrakopoulus, ficou em segundo lugar. Em 2015, ele já havia vencido na categoria World Coffee in Good Spirits.
Cole Torode, do Canadá, terminou a competição em terceiro, seguido de Mikael Jasin, da Indonésia, o alemão, Wojtek Bialczak, em quinto, e Mathieu Theis, da Suíça, em sexto.
Brewers
Jian Ning Du, da China, venceu o campeonato de Brewers, seguido por Patrik Rofl, da Suécia, e Alessandro Galtieri, da Itália, em terceiro. Chikako Nakai, do Japão, terminou em quarto, seguido de Hsu Shih Yuan, de Taiwan e Daniel Hofstetter, da Suíça.
Ano que vem, a cidade de Melbourne, na Austrália, sediará os dois campeonatos, durante a MICE, de 4 a 7 de maio.
Brasil
A barista brasileira, Martha Grill, se classificou para as semifinais, mas não passou adiante. Foi o melhor resultado alcançado por um barista brasileiro desde a performance de Silvia Magalhães, que ficou em 6º. lugar no campeonato mundial realizado no Japão, em 2007.