Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the polylang domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Silvia Magalhães da SM Café, retorna após hiato de 2 anos

Silvia Magalhães, da SM Café, se reinventa e agora mira em sua consultoria para crescer

Assine nossa newsletter

Após um hiato de quase dois anos, por conta de problemas de saúde e a chegada de um bebê, Silvia se desfaz da sociedade no Lina Café para priorizar seu trabalho de torrefadora e consultora


A chegada de um bebê na vida de qualquer mulher é sempre um divisor de águas. Quando vem acompanhado de um problema grave de saúde, ainda é mais desafiador. Mas, se além disso, ela for uma empreendedora, e tiver que lidar com todas essas questões ao mesmo tempo, das duas uma: ou ela pira ou sai dessa muito mais fortalecida.

A segunda hipótese se encaixa melhor quando falamos de uma personagem muito importante para o mercado de cafés especiais brasileiros: Silvia Magalhães, a primeira e única barista brasileira a alcançar o sexto lugar num mundial, o do Japão, em 2007, a melhor colocação de um brazuca num campeonato internacional. Foi também tri-campeã 2002, 2003 e 2007 no campeonato nacional.

Primeiro contato com cafés especiais

Seu primeiro contato com os cafés especiais aconteceu em Londres, onde Silvia Magalhães foi barista, e fez especializações na Suíça, Dinamarca, Estados Unidos. Hoje, é proprietária da marca SM Café e se auto define como uma empresária da área de cafés especiais, fazendo um pouco de tudo: compra, vende, torra e faz consultoria.

Ano passado, Silvia Magalhães inaugurou o Lina Café na Paulista, com mais três sócios – entre eles Facundo Guerra, argentino radicado no Brasil, responsável pela criação de diversos estabelecimentos como o Mirante 9 de Julho, o Bar dos Arcos e o Blue Note de São Paulo -, cada um com responsabilidades muito bem definidas. “Queria muito voltar a ter esse contato com o público, ouvir o que ele tem a dizer sobre os cafés. Mas quando vi, estava mais empenhada no dia-a-dia do que meus outros sócios. E como não tinha como dedicar 100% do meu tempo para a cafeteria, resolvemos vender o negócio”, conta.

Quem irá assumir é o pessoal do RomeoRomeo Café, provavelmente em junho desse ano, após algumas adaptações.

“Sempre falo em minhas consultorias que, se a pessoa vai abrir um café e não puder ficar na operação, é melhor mudar de ideia. Cafeteria é um negócio que exige muito do proprietário”, diz.

Seu primeiro negócio

Silvia entende do riscado. Seu primeiro negócio foi uma pequena cafeteria montada dentro da Suxxar da Faria Lima, onde conheceu o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, ele mesmo um cafeicultor e que tinha planos de abrir uma grande cafeteria na região.

Silvia logo fechou a sua para trabalhar no projeto que viria a ser a Octavio Café. “Fiquei lá durante sete anos, sendo dois apenas trabalhando no projeto que viria a ser a cafeteria mais icônica da rede, a da Faria Lima, SP. “Começamos literalmente do zero, selecionando nome, logotipia, projeto arquitetônico, mobiliário, cafés, enfim, tudo que envolvia o projeto”, explica.

SM Cafés

Sua empresa, a SM Cafés, oferece um serviço de hunting de cafés, curadoria de produtores, elaboração de blends exclusivos, torrados pela própria Silvia. Atendem inúmeros clientes, dentre eles o maior, a Petrobras, fornecendo cafés para todas as lojas BR.

A conquista de um cliente tão importante quanto a Petrobras, possibilitou a empresária a se dedicar mais aos cafés especiais, sua grande paixão. “Depois que tive problemas de saúde, comecei a olhar a vida de uma maneira bem diferente. Acredito piamente que todos nós temos um propósito maior. O meu é ajudar os pequenos produtores, orientando-os com a minha experiência. Trabalho muito de perto com vários, principalmente da região do Caparaó, há cerca de três anos, ajudando-os a colher os cafés da melhor maneira, como secar etc. Converso muito com eles sobre o que é produzir com qualidade. E também, procurando outras pessoas que também possam pagar um preço justo para esses cafés, uma vez que não consigo comprar tudo o que produzem”, diz.

Sociedade com Marco Kerkmeester

E uma dessas pessoas é o maior investidor da rede de cafeterias Santo Grão, o neozelandês, Marco Kerkmeester. “Eu e o Marco nos conhecemos há muitos anos, quando eu cuidava dos cursos e do treinamento da cafeteria”, conta.

Ano passado, Marco resolver montar uma torrefação em Cotia, na Grande São Paulo, a Experientia, e a convidou para ser uma de suas sócias (o segundo pilar do negócio é Fernando Dourado, primeiro funcionário da empresa e sócio da unidade de Curitiba). O que ela não pode aceitar devido a um contrato com a 3Corações.

Mas isso não impediu que os dois voltassem a trabalhar mais perto. Serei uma cliente dele, assim como a rede de franquias Mr. Cheney e as cafeterias do Santo Grão. “Atualmente, uma vez por semana, torro os cafés dos meus clientes em Santo Antônio do Jardim, a cerca de 300 km da capital. Assim que a Experientia estiver pronta, vou transferir minha produção pra lá, que fica a apenas meia hora de carro. Dessa forma, vou poder ficar mais perto da minha filha”, já que após a maternidade, prezo estar o márixmo de tempo com ela”, conta.

A torrefadora terá capacidade de torrar 20 toneladas por mês de cafés especiais, mas vai começar torrando a metade disso. Desse total, seis toneladas serão direcionadas às cafeterias do Santo Grão.

Projeto Santuário Sul

Silvia Magalhães anda muito empolgada com outro projeto, a parceria com a Carmo Coffee, na fazenda Santuário Sul, no sul de Minas, que está a pleno vapor. Segundo ela, trata-se de um projeto que nasceu com o objetivo de estar à frente das tendências do mercado. Em suma, são trazidos para a fazenda cafés de diferentes regiões do mundo, para gerar um novo perfil do café especial brasileiro. Hoje, além das variedades tradicionais brasileiras como Bourbon Amarelo, a fazenda tem mais outras 30 exóticas, aliadas a práticas diferenciadas de cultivo como a plantação sombreada e outros processos inovadores. As variedades são plantadas e monitoradas de perto para poder oferecer o melhor resultado dentro das condições climáticas da região.

No ano passado, produziram a variedade Sudan Rume e o Geisha, que Silvia torrou e que já estão sendo comercializados no site da smcafes.com.br.

Segundo Silvia, trata-se de um projeto de extrema importância para o mercado de cafés especiais no Brasil, já que as novas variedades deverão se adaptar a diferentes terroirs do país, elevando, consideravelmente, o espectro de possibilidades de novos aromas e sabores da bebida.

“Teremos muitas novidades no segundo semestre desse ano. Vamos esperar a colheita desses cafés, respeitando o tempo de maturação deles, que é diferente dos nossos”, finaliza.

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.