Ricardo Martins lança livro de fotos sobre a produção de cafés especiais da Serra da Mantiqueira, MG

Assine nossa newsletter

Em agosto de 2020, em plena pandemia, o jornalista e fotógrafo, Ricardo Martins, arrumou as malas e seu equipamento fotográfico e viajou para a Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, para registrar as plantações de café especiais.

Depois de dois meses na estrada, com passagem por 13 cidades e 20 fazendas de cafés especiais, conseguiu produzir material suficiente para o livro bem como materiais audiovisuais e interativos que acompanham a obra.

“Fiquei apaixonado pelos cafés especiais e, principalmente, pelos produtores da região de Cristina. A viagem foi tão inspiradora que já me considero um aficionado, inclusive comprei chaleira de bico e diversos outros materiais. Confesso que, quando comecei esse trabalho, nem sabia que o que era café especial”, diz.

O livro Cafés da Mantiqueira está disponível para venda nas boas livrarias e no site do fotógrafo, ricardomartins.org, Este é o décimo livro da carreira de Ricardo Martins, que já foi premiado com um Jabuti em 2012 pelo livro “A Riqueza de um Vale”.

Paralelamente à edição do livro, foi produzida uma série para TV de 8 episódios pela RM produções e dirigida por Fábio Tanaka, trazendo os bastidores das fotografias de Ricardo.

Já com as filmagens e fotos finalizadas para a série e livro, foi pensado em deixar a obra interativa, acrescentando QR codes nas fotografias para acessar o making of e descobrir o que acontece por trás da foto, mostrando momentos, personagens, locais interessantes da viagem pelos cafezais da Serra da Mantiqueira, assim como os aspectos únicos do trabalho do Ricardo e sua visão da fotografia. Os QR codes no livro também serão uma forma de acessar a trilha sonora, criada exclusivamente para a série pelos músicos André Ferro e Flávio Bituka. As 12 faixas ambientam o público de uma forma única e característica.

Ricardo Martins
Ricardo Martins
Ricardo Martins
Ricardo Martins
Ricardo Martins

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.