Objetivo final do programa é financiar o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a produção e a sustentabilidade do agro brasileiro
O programa de fidelidade AgroVantagens, cuja responsabilidade jurídica no país é o Zurich Bank S.A., está testando a primeira moeda digital para o segmento do agronegócio, o AgroBônus.
“A ideia é inserir o AgroBônus na economia do agronegócio brasileiro para facilitar o acesso ao crédito por parte dos agricultores, principalmente, os de médio porte, e combater a disparidade entre o crescimento do PIB do setor e a desvalorização do real, que limitar o poder de compra do produtor rural”, explica o CEO do AgroVantagens, Jean Carbonera. Segundo Carbonera, a participação das cooperativas será fundamental para o sucesso da empreitada.
Num primeiro momento, o AgroBônus será usado para compras de produtos e serviços na plataforma oficial da AgroVantagens. Também será possível fazer transferências entre empresas tão facilmente quanto uma transação como o PIX. Num futuro próximo, o AgroBônus deve ser listado em plataformas de negociação digital de ativos.
Ainda em fase de utilização apenas pelos beta testers, as operações terão um volume de R$ 400 milhões. E, nos próximos cinco anos, espera-se transações no montante de até R$ 5 bilhões de AgroBônus, beneficiando 55 mil produtores rurais.
O AgroBônus pode ser utilizada por produtores rurais ou atacadistas, empresas de varejo, entidade e o consumidor final. “O mais importante é que a moeda digital vai financiar a produção rural brasileira, ajudando a desenvolver novas tecnologias com vistas ao aumento de produtividade e a sustentabilidade rural do agronegócio nacional”, finaliza Jean Carbonera. Para participar, é necessário se cadastrar no site, www.agrovantagens.com.