Ruby é uma nova categoria de chocolate como o amargo, ao leite e branco, esse último lançado há mais de 80 anos pela indústria
A Barry Callebaut (www.callebaut.com) empresa franco-belga, maior fabricante de chocolates gourmet do mundo, acaba de lançar no Brasil, o chocolate Ruby 1, destinado ao mercado profissional. O Ruby 1 demandou mais de 10 anos de pesquisas capitaneadas pela Jacobs University, na Alemanha, sendo que a China foi o primeiro mercado a receber o produto, em 2017.
O chocolate apresenta uma coloração rosa e um leve sabor frutado ácido, têm características únicas, resultado do manejo diferenciado do cacau e não recebe nenhum tipo de aditivo.
“As amêndoas Ruby são encontradas no cacau tradicional cultivados em diversas regiões produtoras ao redor do mundo, como Brasil, Equador e Costa do Marfim. Seu segredo está na seleção específica da amêndoa de um cacau específico que possui como característica a cor roxa e do processo de fabricação controlado, com uma receita diferenciada de torra”, explica o diretor de marketing da empresa, Fernando Brull. “Para fazer o Ruby, o processo é mais delicado, controlado e, portanto, mais rigoroso. Dessa forma, ele não perde flavonóides, nem a cor nem o sabor”, diz Brull.
O Ruby 1 tem 47,3% de cacau e recebe leite. No futuro, a Barry Callebaut irá acrescentar novos percentuais de cacau e manteiga para oferecer ao mercado uma gama de variações.
Ruby e os chocolatiers
Nesse primeiro momento, a empresa está convidando chefs e chocolatiers para conhecerem o Ruby em sua Chocolate Academy (www.chocolate-academy.com), na avenida Paulista, em São Paulo. “Como é um produto muito delicado, queremos ensinar os profissionais a tratar de forma correta o produto para, então, passarem a oferecer em escala aos seus públicos. Nosso conselho é: deixar o consumidor apreciado o Ruby no formato em barra, simples, para que ele se familiarize com o sabor, que é realmente diferente de todos os tipos de chocolates já lançados”, esclarece o executivo.
A empresa espera que suas vendas aumentem cerca de 30% com o lançamento e que vire protagonista de sua lista de 90 produtos disponíveis no mercado brasileiro. “Esperamos que o Ruby chegue, em breve, a ser o quinto item de maior venda de nossa linha”, admite Brull. Os chocolatiers já podem comprar o produto nas casas especializadas, porém, a Callebaut não está autorizando o fracionamento da embalagem de 2,5 kg, a preço sugerido de R$ 209,00.
Onde provar
Para os amantes do bom chocolate e que não vêm a hora de poder consumir o Ruby, aqui vai uma boa notícia: já há alguns chocolatiers como Renata Arassiro, comercializando bombons, brigadeiros, barrinhas e amostras do ovo de Páscoa (www.renataarassiro.com.br); a Carole Crema (www.carelecrema.com.br), tem dois tamanhos de barras com Ruby, já disponíveis na loja e no e-commerce da marca; o Café Chocolatria (www.chocolatria.com.br), possui uma barra de Ruby; a Cau Chocolates (www.cauchocolates.com.br), disponibilizou o bombom de chocolate Ruby; a cafeteria 89o. Coffee Station , da Liberdade, já tem barrinhas de Ruby; e o restaurante Cantaloup (www.cantaloup.com.br), de São Paulo, criou uma sobremesa de chocolate Ruby, criado por Amor Porto. Já a sorveteria Baccio di latte (www.bacciodilatte.com.br), em breve, estará lançando o sabor de chocolate Ruby.
A Barry Callebaut
É uma empresa franco-belga, com sede na Suíça e vendas anuais em torno de US$ 6,7 bilhões. É líder mundial na produção de chocolate de alta qualidade e produtos de cacau – desde a seleção da amêndoa até o produto manufaturado, abrangendo recheios, decorações e blends. Possui mais de 50 fábricas, inclusive no Brasil, localizada em Minas Gerais, e emprega cerca de 10 mil colaboradores.