Brasileira Pressca se prepara para conquistar o mercado internacional

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Sucesso entre os baristas, a empresa agora lança a balança dosadora, Dose Certa. Até o final do ano, lançará um aerador de leite e um moedor de café manual

A Pressca, cafeteira portátil de infusão por pressão manual, criada pela empresa Naxos, especializada em utilidades domésticas, já é um grande sucesso entre os amantes do café especial no Brasil, com mais de 50 mil unidades vendidas. Agora, se prepara para conquistar o mundo: em breve, estará disponível na República Tcheca, Alemanha, EUA, Chile, Peru e Uruguai.

A empresa-mãe, Naxos foi fundada há mais de 60 anos e, em seu comando, está a quarta geração da família. A fábrica fica localizada na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina. A princípio, a produção era totalmente voltada para itens utilitários, de grande volume e pouco valor agregado, como os acendedores de fogão. “Nossos clientes, antes de entrarmos no mercado de utilidades para a indústria de cafés especiais, basicamente, eram os grandes varejistas como Wall Mart e as principais lojas da 25 de março”, conta o diretor da empresa, Ciro Pereira.

Ciro Pereira, diretor da Pressca.

Ciro Pereira, diretor da Pressca.

Porém, ao participarem de uma feira internacional de utilidades domésticos, nos EUA, logo após a queda da patente das cápsulas Nespresso, Ciro percebeu que havia um grande potencial no mercado de cafés.

“Apesar de ser brasileiro, não tinha muita intimidade com os cafés”, diz. Foi pesquisar e, nesse meio tempo, foi procurado por um barista gaúcho, Gerson Amaro, que queria produzir uma cafeteira portátil.

Universo dos cafés especiais e suas demandas

Logo depois, Ciro se deparou com o universo dos cafés especiais e suas demandas. Foram então quatro anos de pesquisas até a Pressca ficar pronta para ser lançada em novembro de 2016. Contrataram uma empresa de design em Joinville e três diferentes escritórios chineses para o desenvolvimento dos protótipos das partes que compõem a Pressca, de forma a preservar o produto de cópias antes mesmo do lançamento.

Ciro conta que investiram cerca de R$ 1 milhão com o envolvimento direto de 25 profissionais, até o lançamento da Pressca. A ideia era que o produto fosse de plástico, para baratear a produção e ajudar a popularizar o gadget.

“A Pressca, desde o seu lançamento em 2016, já passou por quatro alterações para seu aperfeiçoamento. Foram modificadas a solda do filtro metálico, a pega da rosca da base, a própria rosca da base, a nova liga para o anel de vedação e, agora, estamos utilizando um novo material, mais resistente, na fabricação do copo interno”, conta Ciro.

“Todas essas modificações foram sugestões do mercado que, graças à nossa proximidade, puderam ser executadas rapidamente”, diz.

Cafeteira portátil Pressca

Cafeteira portátil Pressca

Diferentemente de seus outros itens, a Pressca vem sendo comercializada em cafeterias, doceiras e lojas de produtos orgânicos em todo o Brasil, além de seu próprio site, www.pressca.com.br e outros endereços eletrônicos de produtos especializados em cafés especiais.

Como funciona

A Pressca é versátil, uma vez que o café pode ser preparado de formas diferentes, embora o fabricante esclareça que o método prensado é o principal. “ É possível criar receitas de café alternando o tempo de infusão, temperatura da água, quantidade e tipo de moagem do grão. Além disso, também é uma ótima ferramenta para o preparo de chás ou outras bebidas por infusão”, esclarece o diretor.
O produto é encontrado em sete cores diferentes: amarelo, azul, preto, marrom, rosa, verde e vermelho. Serve o equivalente a cinco xícaras pequenas. Custa, em média, em torno de R$ 100 a R$ 110.

Balança dosadora

O segundo produto da linha Pressca é a balança dosadora, que acaba de ser lançada. Em realidade, trata-se de uma colher para pegar o café que, ao mesmo tempo, pesa a quantidade, com bastante precisão. “Feita de plástico, a balança, custa em torno de R$ 18, muito abaixo de uma Hario, que sai por volta de R$ 400. A balança dosadora tem uma margem de erro de 0,1 a 0,5 gramas. Isso, se comparado a uma balança digital de precisão, significa uma margem de erro muito pequena”, explica Ciro.

“Ainda em 2018, esperamos lançar novos produtos, como um aerador de leite e um moedor de café manual”, finaliza o diretor.

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