Lotes representam 10 regiões produtoras do Brasil, com destaque para a Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, que classificou 39 amostras
Estão definidos os lotes classificados para a Fase Nacional do Cup of Excellence – Brazil 2021, principal concurso de qualidade do mundo para cafés que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Foram selecionadas 125 amostras, que obtiveram nota igual ou superior a 87 pontos na escala de zero a 100 da competição.
“A qualidade dos cafés está excelente. Dos 743 lotes inscritos, 203 tiveram nota acima de 86 pontos, sendo que 125 receberam pontuação igual ou superior a 87. O objetivo inicial era classificar as 100 melhores amostras, mas devido à excelência apresentada por esses cafés, decidimos passar para a Fase Nacional essas 125 com nota igual ou superior a 87 pontos”, explica a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira.
Refletindo a qualidade e a diversidade da cafeicultura brasileira, os lotes aprovados são de 14 variedades, produzidos pelas vias seca (colhido e seco com casca) e úmida (cereja descascado, despolpado ou desmucilado) e representam 10 origens produtoras, com destaque para a Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, que responde por 31,2% do total, com 39 cafés classificados.
Na sequência, vêm Indicação de Procedência Matas de Minas, com 26 amostras (20,8%); Chapada Diamantina, com 16 (12,8%); Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, com 13 (10,4%); Sul de Minas e Montanhas do Espírito Santo, ambas com nove (7,2%); Indicação de Procedência Alta Mogiana, com cinco (4,0%); Vale da Grama, com quatro (3,2%); Indicação de Procedência Campo das Vertentes, com três (2,4%); e Denominação de Origem Caparaó, com uma (0,8%). A lista completa está disponível no site da BSCA (https://bit.ly/3odx6zk).
Esses cafés serão avaliados pelo júri nacional, de 16 a 19 de outubro, quanto a tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. Os 40 melhores, que obtiverem nota igual ou superior a 86 pontos, classificam-se para a fase internacional da competição, entre 21 de outubro e 14 de novembro, quando juízes do exterior definirão os 30 campeões do Cup of Excellence – Brazil 2021, que serão aqueles que alcançarem nota igual ou superior a 87 pontos e ganharão o direito de serem comercializados em disputado leilão mundial, via internet.
Nesta edição, além dos melhores cafés que passarem para a fase internacional, as 40 amostras seguintes na classificação, desde que tenham obtido nota também superior a 86 pontos, serão denominadas semifinalistas da fase nacional e irão para venda em um marketplace desenvolvido pela empresa MCultivo, durante 45 dias, pelo valor máximo de US$ 4,20 por libra-peso. Assim, o concurso deste ano abre a oportunidade para a comercialização de 80 cafés: 30 campeões, 10 National Winners, que são os lotes que não forem vencedores na fase internacional, e os 40 semifinalistas.