Decisão foi tomada após a comunidade internacional LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) envolvida com os cafés especiais, pressionarem a SCA pela escolha de um país onde ser gay é crime
De 7 a 9 de novembro, o Brasil sediará, pela primeira vez, quatro modalidades dos Campeonatos Mundiais de Barismo: World Latte Art Championship (desenho com café com leite); o World Coffee in Good Spirits (preparo do café com drinks alcoólicos e outros ingredientes que harmonizam com a bebida quente ou fria); o World Brewers Cup (avaliação da performance do barista ao preparar café no método filtrado); e o World Cup Tasters Championship, destinado a provadores de café.
Os Campeonatos acontecerão dentro da Semana Internacional do Café, SIC, que se realiza anualmente, em Belo Horizonte. O local ainda será divulgado.
O Brasil já iria receber, dentro da SIC, apenas o Latte Art Championship. Os demais iriam ocorrer em Dubai. Porém, quando a SCA (Specialty Coffee Association) anunciou a escolha do local, a comunidade LGBT internacional do café especial se sentiu absolutamente desconfortável, diante da falta de segurança dos participantes num país onde os gays são vistos como pessoas de segunda classe, sem garantias civis. A simples demonstração de carinho entre pessoas do mesmo sexo pode resultar em cadeia. A comunidade se revoltou e foi então que a SCA teve que voltar atrás.
Além disso, o mais prestigioso site sobre cafés especiais no mundo, o Sprudge, com sede nos EUA, anunciou que não iria cobrir o evento internacional. Logo, foi seguido por outros órgãos de imprensa e algumas delegações de baristas, como a do Canadá.
Sendo assim, a escolha do Brasil é mais do que acertada. O evento receberá mais de 40 países e fará com que a relevância dos cafés especiais produzidos aqui sejam, de fato, conhecidos e reconhecidos pelos melhores baristas do mundo.
Os campeonatos mundiais de barismo são organizados pelo World Coffee Events (WCE), empresa que responde à SCA, a mais importante organização dos cafés especiais.