Conheça a Nugali, uma das primeiras marcas brasileiras de chocolates de origem

Assine nossa newsletter

Criada em 2004, em Pomerode, Santa Catarina, foi a primeira marca a firmar uma parceria com o produtor de cacau especial, João Tavares

Quando ainda eram executivos da Embraer, o casal Maitê Lang e Ivan Blumenschein viajava o mundo todo por conta dos compromissos profissionais e a família e os amigos não deixavam passar uma oportunidade para encomendar “chocolates finos”. Até que um dia a ficha caiu, Maitê teve um insight e se deu conta de que havia uma enorme oportunidade de negócios. “A Maitê começou a pesquisar sobre os chocolates feitos no Brasil, percebeu que praticamente só havia chocolates de grandes corporações, produzidos com cacau de qualidade duvidosa. Fomos estudar e um mundo de oportunidades se abriu pra nós”, conta Ivan.

Após a saída da Embraer, mudaram para Pomerode, Santa Catarina, terra da família de Maitê e resolveram abrir a marca. Apostaram na produção de cacau especial do sul da Bahia e logo firmaram uma parceria que seria muito profícua com o produtor João Tavares, o primeiro a ganhar prêmios internacionais pela qualidade de seus cacaus.

Dessa forma, a Nugali (acesse o site) forjou sua história apostando no cacau de origem brasileira e o reconhecimento não demorou a aparecer: hoje, a fábrica produz 10 toneladas de chocolate por ano, distribui para cerca de dois mil pontos de venda no Brasil, além de exportar para cinco países. E vem apresentando um crescimento em média, de 20% ao ano, o que não é pouca coisa!

Nugali

Mas não pensem que foi fácil: nesses 18 anos tiveram que aprender muita coisa por conta própria, criar seu próprio maquinário (já que ambos são engenheiros) e pesquisar incessantemente. “Ainda hoje há pouquíssima literatura especializada na produção de chocolates e tivemos que nos qualificar para poder ensinar todas as etapas da produção de chocolate para os nossos colaboradores”, lembra Ivan.

A linha de produtos da Nugali é extensa e atende a um público com exigências específicas como os selos Halal e Kosher, de produtos próprios para os consumidores de comida árabe e judeu. Os diabéticos, celíacos, intolerantes à lactose, ou alérgicos podem encontrar seus chocolates na marca.

Nugali

Ano passado, inauguraram uma loja de fábrica na Rota do Enxaimel (maior concentração fora da Alemanha de casas construídas pela técnica Enxaimel, sem pregos, só encaixes nas madeiras, trazida pelos imigrantes alemães. São cerca de 50 casas ao longo de 16 km, em um percurso tombando como patrimônio paisagístico pelo IPHAN).

Por uma parede de vidro, é possível testemunhar toda a movimentação necessária para a fabricação do chocolate. Além disso, um jardim com espécies da Mata Atlântica, incluindo pés de cacau, plantados na sombra das árvores nativas mais altas, no formato chamado de cabruca, permitem ao visitante ter uma prévia de como “nasce” o chocolate. “Acrescentamos à experiência sensorial, fotos e audiovisuais onde todas as etapas para a produção de um chocolate de origem são contempladas. A iniciativa está sendo um sucesso, já recebemos mais de 100 mil visitas”, conta entusiasmado.

Produtos

Nugali

A Nugali possui uma linha extensa de chocolates ao leite, amargo, branco e zero açúcar. Os destaques são as barras premiadas Premium 70% (International Chocolate Awards America 2019, que ganhou o bronze), o Premium 45% ao leite ( International Chocolate Awards America, que recebeu o Gold em 2018) e o Serra do Conduru 80%, cacau de origem única (que já recebeu três premiações, duas em 2016 e a última, 2021).

Nugali

Nugali

Rua Texto Alto, 4848 (Rota do Enxaimel) – Pomerode, Santa Catarina
Aberto todos os dias, das 9h00 às 18h00
Crianças até quatro anos não pagam
Adultos – R$ 30,00 (Tour)

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.