Um grupo formado de profissionais de diversas vertentes do mercado do chá no Brasil se uniu para criar a ABChá, Associação Brasileira do Chá, graças ao aumento significativo do consumo da bebida no país.
Diversas empresas foram fundadas nos últimos tempos assim como outras já consolidadas no mundo se instalaram por aqui. A ABChá surge com o objetivo de reunir pessoas desse universo, com diversos conhecimentos intelectuais e comerciais, para garantir um padrão de qualidade dos chás, cursos e afins e estimular ainda mais o crescimento desse mercado, de forma sustentável”, declarou o primeiro presidente da Associação, Caio Barbosa, ele mesmo um empreendedor da área, sócio da Chás Yê, especializado em chás chineses.
Por dentro dos planos da Associação
A Associação irá reunir todos aqueles que trabalham não só com chás ortodoxos, mas também com blends, desde que provenientes da Camelia Sinenses. Um dos principais trabalhos do grupo é o de reunir dados de mercado que possam ser compartilhados com seus associados, uma vez que nunca foram compilados de forma sistemática.
O mandato do presidente e de sua diretoria eleita será de dois anos, terminando em julho de 2021. Uma das primeiras ações foi a de elaborar uma pesquisa, que foi enviada para as empresas e profissionais do setor. “O retorno foi muito acima do esperado, cerca de 130 pessoas responderam e têm interesse em se associar à ABchá, tão logo os trâmites legais permitam”, dia Caio. A expectativa é que, já a partir do outubro, os interessados possam se inscrever.
Nesse momento, o site (www.abcha.com.br) já está pronto e já alugaram um co-working na avenida Paulista, que servirá para as reuniões do grupo bem como a realização de cursos e palestras.
“Estamos discutindo as ações que iremos colocar em prática mas, já adianto que, no dia 15 de dezembro, dia mundial do chá, faremos um evento para comemorar a data”, finaliza Caio.