Pertencente ao Grupo illy, os chás da Dammann Frères são caros, exclusivos e fazem grande sucesso em todo o mundo, incluindo o Japão e a Coreia
Todavia, os franceses são, sem dúvida nenhuma, os reis do luxo. Tudo o que criam em termos de alimentação, alta costura, joias, etc., é cercado de puro glamour. Dessa forma, com os chás não podia ser diferente. A história da Dammann Frères é puro deleite!
A Dammann, de fato, faz parte da história da própria França. Foi a primeira empresa francesa a comercializar o chá, em 1692. Nessa data, ninguém menos do que Louis XIV, mais conhecido como o rei Sol, foi quem concedeu a monsier Françoise Damman licença exclusiva para vender chás no país. Quel privilège!
Monsier Françoise Dammann não só tinha o monopólio do comércio do chá como também, possivelmente, foi um dos maiores viajantes de todos os tempos. Imagine descobrir nas terras longínquas do mundo como o Sri Lanka, a Índia, a China, a Coreia, o Vietnã, o Japão e a África, os chás mais puros e exclusivos. E, depois, levá-los para a França, impecavelmente embalados, para criar os blends mais refinados, ao acrescentar frutas secas, flores, temperos e extratos naturais.
Com sua morte, a empresa continuou com a família, totalmente dedicada ao mundo dos chás atravessando os séculos. Depois da II Guerra Mundial, como tudo no mundo, a história da Dammann Frères trilhou um outro caminho, com a entrada de Jean Jumeau-Lafond como diretor.
Jean Jumeau-Lafond
Jean Jumeau foi responsável por algumas criações excepcionais como o famoso Russian blend, “Goût Russe Douchka”, até hoje um dos mais reverenciados da casa. Ou ainda o Apple tea, que teve uma aceitação fenomenal no Japão, diga-se de passagem, a terra do chá.
Como fruto do trabalho de Jean Jumeau-Lafond, a Damman Frères, no século passado, mais precisamente na década de 50, tornou-se a primeira empresa a produzir uma grande variedade de blends exclusivos de chás de origem e aromatizados.
Mas nem pense que era possível ir ao mercado ou à loja mais próxima para comprar seu Damman. Para se consumir suas preciosidades, as pessoas tinham que frequentar os melhores hotéis, restaurantes e cafés ao redor do mundo. Ou navegar por algum dos navios da frota francesa.
Isso só mudou com a abertura da primeira loja em Paris, em 2008, no coração da chiquérrima Place des Vosges, entre mansões e terraços ensolarados. A partir daí, a marca abriu em diversos endereços. Em Paris, atualmente, são seis. No interior da França, mais sete, além de uma loja na Coreia do Sul, duas no Japão, uma na Itália e uma em Portugal.
illycafè e Dammann Frères
Nessa mesma época, a illycafè passou a responder pela maioria das ações.” Giuliana explica: a illy é uma empresa familiar, que comprou diferentes empresas nas áreas de café ( illycafè), chocolate (Domori), chá ( Dammann Frères) e vinho (Mastrojanni), além de massas ( Agrimontana). Por uma simples razão: lá nos anos 30, quando a família inicia seu grupo empresarial, escolheram trabalhar apenas com produtos coloniais de altíssimo valor agregado.
E, como tudo o que é bom pode ficar ainda melhor, a cada mudança de estação, a Dammann lança novos blends. Em seu site, www.dammann.fr, todos as origens únicas bem como os blends estão disponíveis em diversas embalagens. E a coleção de chás da primavera 2018 já está disponível.
Atualmente, a Dammann Frères comercializa cerca de 800 toneladas de chá por ano.
No Brasil
Aqui no Brasil, a boutique da illy, nos Jardins, em São Paulo, vende os chás da Dammann Frères, bem como também o ecommerce da marca, www.illy.com.br. (leia matéria completa sobre a illycafé nesse link)
A diretora geral da illy para a América Latina, Giuliana Solari, conta que, quando chegou ao Brasil, cerca de seis anos atrás, os brasileiros desconheciam o universo dos chá completamente. ”O brasileiro só bebia chá quando estava doente, por recomendação da avó ou do médico”, conta. “Quando ia em uma reunião com clientes, não precisava, óbvio, apresentar os cafés da illy. Mas os chás da Dammann, poucos conheciam. “Devagar, graças aos hotéis e estabelecimentos cinco estrelas, cujos clientes internacionais são muito bem familiarizados com a marca, conseguimos iniciar as vendas dos chás da Dammann Frères”, relembra.
Mas a cultura dos chás, definitivamente, no Brasil, ainda tem um longo caminho a ser percorrido.
“A Damman Frères desenvolveu saquinhos feitos de nylon, conhecidos no mercado como cristal bag. Existem também chá cujos saquinhos são de seda, mas estes ainda não estão disponíveis no Brasil. Ambos preservam muito mais o sabor e, como são transparentes, percebe-se toda a composição dos blends”, explica a executiva. Além é claro, dos chás de origem única, que são vendidos a granel.
Dammann Frères no Brasil
Os chás da Dammann Frères estão presentes nos melhores hotéis do pais como o Tangará, Hyatt, Tivoli, Emiliano e Copacabana Palace, entre outros. Que, inclusive, disponibilizam em seus serviços de chás, os produtos da marca.
“Cerca de 80% das nossas vendas é no mercado que chamamos de HO- RE-CA, hotéis, restaurantes e cafeterias. Mas estamos planejando melhorar nossa presença junto ao consumidor final. Nos últimos seis anos, as vendas dos chás da Dammann cresceram 30% no Brasil. Nossa meta é fazer com que os chás da Dammann cheguem às casas dos brasileiros. Para isso, estamos selecionando alguns pontos de vendas diferenciados, como o Santa Luzia e o mercado São Vitor, além de nossa loja nos Jardins e nosso ecommerce: shop.illy.com.br”, finaliza Giuliana.