Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the polylang domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Diego Campos é o campeão do World Barista Championship 2021

Barista colombiano é o campeão do World Barista Championship 2021

Assine nossa newsletter

Diego Campos foi três vezes campeão nacional, em 2014, 2016 e 2019 na empresa Amor Perfeito

Diego Campos

O World Barista Championship 2021, a principal competição mundial que premia as habilidades, técnica e inovação do barista profissional – esse ano realizado em Milão, na Itália -, foi vencido pelo jovem colombiano, Diego Campos @diegocampos_27, que já havia sido três vezes campeão da Colômbia, pela empresa Amor Perfecto. O barista venceu utilizando um café colombiano do Vale do Cauca, da fazenda La Cauca, do produtor Julián Holguín. Seu treinador foi Federico Bolanos @federicobp.

“Foi uma vitória histórica, já que vai pela primeira vez  para um dos maiores países produtores de café. Colômbia, isto é para você. Para os empregados dos cafés, para os produtores, para todas as pessoas que acordam dia após dia para sonhar, para realizar seus sonhos. Este prêmio é para todos vocês”, declarou um Diego emocionado, assim que recebeu a premiação.

O segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram com Andrea Allen, dos EUA, e  Hugh Kelly, da Austrália. O brasileiro Boram Um, da Um Coffee Co. , ficou entre os 15 finalistas, competindo com um café Aramosa fermentado, da fazenda Daterra, do cerrado mineiro.

Diego Campos

A vitória de Diego Campos foi muito comemorada pelo mundo do café especial. O renomado torrefador norueguês, Tim Wendelboe, publicou em suas redes sociais um emocionado depoimento sobre o barista campeão: “Diego não é apenas um barista fantástico, mas também agora é um cafeicultor e suspeito que também será um grande sucesso… Ele é um dos baristas mais trabalhadores que conheço. Lembro-me dele levantando cedo todas as manhãs de segunda a sábado para pegar o ônibus para o trabalho. Depois trabalhando o dia todo no café e terminando o dia com os treinos para a competição. Passar mais de 12 horas por dia trabalhando e treinando seria o padrão de Diego… ele é uma pessoa humilde sempre faminto por mais conhecimento e não tem medo de partilhar o que sabe com os outros”.

Essa é a primeira vez que um país produtor de café vence o campeonato, que normalmente está mais preocupado em atender o gosto dos países consumidores como EUA, Austrália e Europa, do que dos produtores. Um outro destaque do ano foi o quinto lugar do queniano Martin Shabaya.

O campeonato

Anualmente, competidores de todo o mundo se reúnem na frente de uma banca de juízes para preparar quatro expressos, quatro cafés com leite e quatro drinks de assinatura que não podem levar bebida alcoólica. Para isso, dispõem de 15 minutos e precisam contar uma história com começo, meio e fim e, mais importante, selecionar um microlote de café especial que impressione os juízes.

Diego Campos

Apesar de sermos o maior produtor de cafés do mundo, poucos competidores escolhem os cafés brasileiros para competir. Uma exceção foi a suíça Emi Fukahori, @mamespeciltycoffee, que venceu em 2018 o World Brewers Cup, com um microlote Frevo, da espécie Laurina, da Daterra.

Confira os vencedores de cada categoria:

World Barista Championship

  1. Diego Campos, Colômbia
  2. Andrea Allen, EUA
  3. Hugh Kelly, Austrália
  4. Emi Fukahori, Suíça
  5. Martin Shabaya, Quênia
  6. Wojciech Tysler, Irlanda

World Cup Tasters

  1. Kyoungha (Charlie) Chu – Austrália
  2. Dénes Rajmond – Alemanha
  3. Sang Min Ju – Coréia do Sul
  4. José María Gómez Mora – Costa Rica

World Brewers Cup

  1. Matt Winton – Suíça
  2. Daiki Hatakeyama – Japão
  3. Elika Liftee – EUA
  4. Carlos Escobar – Austrália
  5. Ply Pasarj – Canadá
  6. Tomas Taussig – República Tcheca

Assista ao vídeo de Diego Campos: https://fb.watch/8V4OuPOfu1/

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.