Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the polylang domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
É o fim dos degustadores e classificadores? | Grão Especial

É o fim dos degustadores e classificadores?

Assine nossa newsletter

Inteligência Artificial avança no agro brasileiro, com a entrada de uma tecnologia preditiva, que utiliza um analisador portátil de alimentos, capaz de dissecar amostrar de café e cacau, entre outros alimentos, em 10 segundos.

Desde o final do ano passado, quando o ChatGPT foi lançado em Davos, no Fórum Econômico Mundial, que só se fala em Inteligência Artificial, AI, e em seus impactos na economia e na vida das pessoas. Para quem não está familiarizado, a tecnologia funciona aprendendo com grandes quantidades de dados e de como responder a qualquer solicitação de um usuário de maneira humana, oferecendo informações e criando textos.

Com a popularização das ferramentas de AI, está claro que o mundo vai mudar ainda mais rapidamente. Mas, a grande pergunta é: até que ponto que AI vai interferir nos nossos empregos?

Essa semana a empresa sediada em Singapura, ProfilePrint, deu uma demonstração do que está por vir na utilização de AI no mercado alimentício. A startup desenvolveu uma tecnologia, que analisa de forma preditiva e prescritiva ingredientes alimentícios como café, cacau, grãos, açúcar e sucos. Funciona com um analisador portátil e uma plataforma de software. No caso do café, baseado na escala de sabores da SCA, com apenas 10 gramas, analisa em apenas 10 segundos a qualidade das amostras. Ainda duvida que a profissão dos degustadores e classificadores vai mudar?

O fundador e CEO da ProfilePrint, Alan Lai, ao ser indagado sobre o futuro desses profissionais, argumentou que a solução apenas servirá como uma ferramenta a mais para eles. “A ideia é capacitar toda a cadeia do agronegócio e serem mais eficazes e eficientes”, explica o direto regional de Enterprise Singapure para a América do Sul, organismo semelhante à APEX brasileira.

CEO e fundador da ProfilePrint, Alan Lai
CEO e fundador da ProfilePrint, Alan Lai

O CEO da ProfilePrint contou que, antes de vir ao Brasil, formalizou uma aliança com a Anacafé, Associação Nacional do Café da Guatemala, para capacitar mais de 125 mil cafeicultores daquele país, a usar a tecnologia, para analisar e classificar o café, sem treinamento prévio de degustação. Além disso, a nova tecnologia foi usada no Cupping da Global SCA, participando também como avaliador oficial da 19º. Edição do Let’s Talk Coffee, @letstalkcoffee realizado em Honduras. O objetivo era o de empoderar os especialistas para verificarem de forma mais objetiva e eficiente a qualidade de todas as amostras de café durante os três dias de evento.

IA analisando o cacau

Além de ser uma ferramenta de criação de perfil, também é capaz de fornecer análises prescritivas de ingredientes alimentícios e oferecer recomendações a seus clientes para obter a mistura ideal de seus produtos. A empresa alega que já conseguiu ajudar um grande cliente da indústria do cacau a estabelecer a tolerância aceitável para seu produto além de recomendar um conjunto diferente de amêndoas para sua mistura, resultando uma economia de US$1,64 milhão.

Não é à toa que empresa como Louis Dreyfus Company Brasil, Olam Agrícola Ltda e Sucafina já assinaram contratos comerciais com a ProfilePrints.

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.