Fazenda Nova Cintra
A fazenda Nova Cintra, no município de Espírito Santo do Pinhal, foi estabelecida em 1901 e pertencia ao bisavô de Fábio Barbosa, atual proprietário juntamente com sua esposa, Ana Lúcia. Quando morreu, Nova Cintra foi herdada por seu tio avô, que acabou vendendo-a a uma outra família. Que, diga-se de passagem, preservou ao longo dos anos, todo o conjunto arquitetônica que forma a Nova Cintra. Até um sino que foi tocado pela primeira vez quando iniciaram atividades está lá.
Quase um século se passou e, Fábio Barbosa, administrador e executivo brasileiro (ex-presidente dos bancos ABN Amro, Real, Santander Brasil e Grupo Abril), comprou a fazenda de volta em 1994. Foi então que de lá prá cá, a propriedade se renovou, graças principalmente à participação de Ana Lúcia à frente dos negócios e da parceria firmada com a Illy Café.
Parceria com a Illy
Cerca de oito anos atrás, a Fazenda começou a vender os cafés para a Illy mas, há quatro, a parceria se consolidou. “No início, a Illy exigia um padrão de qualidade que nós não tínhamos. Tenho que admitir que o terreiro era uma bagunça. Mas, pouco a pouco fomos aprendendo. Até então, produzíamos bastante mas não nos preocupávamos com a qualidade. Com a ajuda da Illy conseguimos melhorar muito “, conta Ana Lúcia.
Dedicadíssima e apaixonada pelo o que faz, no dia da nossa visita Ana Lúcia ainda estava convalescendo de uma queda de bicicleta na avenida Paulista e estava andando de muletas. Mas fez questão de nos receber.
“A maior vantagem de trabalharmos com a Illy Café é a atenção que eles nos dão, construímos uma ligação muito mais próxima do que com o restante dos exportadores. Se têm algum problema, eles nos dizem o que fazer para resolver, enviam seus agrônomos para uma visita. Dessa forma, eles analisam as demandas in loco. Enfim, a Illy é uma empresa que investe nos produtores”, finaliza Ana Lúcia.
Ano passado, Nova Cintra exportou 500 sacas para a Illy Café, o que representa dez porcento de toda a produção da fazenda.
A Nova Cintra
Nova Cintra tem cerca de 750 hectares, 210 dedicados ao café, que é plantado em uma altitude média de 900 metros, numa temperatura de 22 graus. 160 desses 210 hectares estão em produção, já que a fazenda pretende fazer uma grande renovação nas lavouras. Utilizam as variedades Mundo Novo, Catuaí, Bourbon, Obatã e Catucaí .Trabalham com o café cereja descascado, natural e verde. Seus cafés atingem, em média, uma pontuação de 78 a 82 pontos. Também possuem 213 matrizes de gado nelore e plantio de dois tipos de madeira de lei, Mogno Africano e Cedro Australiano.
Todo o café é rastreado e separados por qualidade. Têm uma média de produção de 35 sacas por hectare por ano, com meta de chegar em 40-45 sacos por hectare. A perspectiva é produzir 4000 sacas em 2017, um ano de safra baixa. Cerca de 70% da produção é mecanizada. São 40 funcionários fixos e, na época da colheita, esse número sobe para 70. Dezoito famílias moram na fazenda com estrutura de qualidade: casas adequadas, além de escola e prática de esportes. Todos os colaboradores pode utilizar a biblioteca, a sala de computadores e acompanhar as aulas de música.
Nova Cintra cresceu com a incorporação de duas outras propriedades, fazenda Santa Clara I e Santa Clara II.
Fazenda Nova Cintra – Espírito Santo do Pinhal – SP
Estrada Areia Branca – S/N
Cep 13990-000
www.fazendanovacintra.com.br