O executivo assumiu a operação há um mês e seu foco será aumentar a presença da illy nos lares brasileiros
Frederico Canepa, 52 anos, tem uma relação antiga com a illy, que data desde 1991, quando iniciou a parceria com a empresa como consultor. Ajudou a illycaffè a montar e a iniciar a operação de compra do café verde no Brasil, diretamente dos produtores, gerenciando pessoalmente todo o processo até o ano de 2005. Foi responsável, também, pela operação de embarque desses cafés para a sede da empresa, na Itália.
“Tudo começou com a primeira edição do Prêmio Ernesto illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Compramos 11 mil sacas, exclusivamente para o prêmio. Depois, ampliamos para os outros cafés da illy e o negócio foi crescendo”, lembra Canepa.
“A illy é a única empresa italiana no rol das empresas mais éticas do mundo”
Canepa também teve participação importante na operação da marca de chocolates da illy, a Domori. Criou um sistema latino-americano de fornecimento de cacau de alta qualidade em 2007. “Tenho um enorme carinho pela marca Domori também, cuja sinergia com a illy é total”, diz.
Planos
Em sua gestão, Canepa irá trabalhar para aumentar a participação da marca illy nos lares brasileiros. “Vamos mudar o line up da empresa, trazendo novas máquinas, inclusive algumas mais baratas, como o modelo Y3.2, com tecnologia que permite fazer cafés expressos ou café filtro. Acredito que o brasileiro, de modo geral, não gosta de tomar o espresso pela manhã, ao acordar. Essa máquina permite fazer os dois tipos. Basta escolher qual cápsula irá usar”, diz. A ideia é que esteja disponível para o consumidor até dezembro, a um preço estimado abaixo de R$ 500.
Outra novidade que a illy irá lançar por aqui é o café solúvel, em duas embalagens: stick individual e nas latas. Os preços ainda não foram definidos pelo executivo e sua equipe.
Apesar das novidades, Canepa não abrirá mão do trabalho que já foi realizado pela illy no mercado de Hotéis, Restaurantes e Cafeterias, Horeca. “Esse mercado é primordial para nós e vamos continuar oferecendo as melhores soluções. Pretendemos também intensificarmos as ações com os nossos principais distribuidores do Rio, São Paulo e outras capitais, bem como nossas parcerias com a Amazon, (www.amazon.com), que está chegando ao Brasil pra valer”, acrescenta.
Damman Frère
Outra empresa do Grupo, a Damman Frère, tradicionalíssima empresa de chás, de origem francesa (leia matéria completa sobre a Damman no aqui), obviamente que também receberá a atenção devida pelo executivo. “Os chás são um sucesso, não têm concorrentes no Brasil. Vamos trabalhar mais outras maneiras de beber o chá da Damman, incluindo em bebidas alcoólicas à base de gim e vodca. O Palácio Tangará, por exemplo, já possui uma carta de drinks exclusivamente feitos com chás da marca Damman. Além, é claro de serem servidos no serviço de chás do hotel”, finaliza. (leia matéria completa sobre o assunto aqui)