Estamos muito felizes, claro, e nem poderia ser diferente. E também cientes do nosso papel nesse momento tão desafiador, de muito mais perguntas do que respostas.
Quando iniciamos nossa jornada, o consumo de cafés especiais no mundo crescia a uma média de 15% ao ano. No Brasil, 20%. A pandemia trouxe uma desaceleração, uma mudança que ainda não conseguimos medir. Da mesma forma, não há ainda uma referência dos mercados de chocolates Bean to Bar e de chás, segmentos ainda muito pequenos no nosso País.
Desde que criamos o site, vislumbramos um universo de possibilidades e oportunidades. No confinamento, passamos a dar valor ao que realmente importa. Qualidade! Nas relações pessoais, no que consumimos, nos bens e serviços, de que forma moramos. Muitas coisas vão mudar a partir de agora, com certeza. E ainda bem!
Menos pode ser muito mais e, ainda mais importante, tivemos que perceber, mesmo que por uma imposição da circunstância, que a vida do outro importa tanto quanto a nossa.
É claro que nem todo mundo aprendeu ainda, mas é só uma questão de paciência e educação.
Grão Especial: Jornalismo que educa
E o Grão Especial preza por praticar um jornalismo que educa. Educa as pessoas para que elas passem a consumir produtos melhores, mais saudáveis e com uma relação mais justa do ponto de vista de quem produz.
Afinal, saber que o chocolate que você consome não tem trabalho infantil envolvido na cadeia de produção, o chá que você bebe não tem trabalho escravo e o café que você compra realmente beneficia o pequeno produtor é uma grande coisa!
Essa é a nossa missão! Não é um caminho fácil. Mas é o único que pode melhorar a vida das pessoas.
Afinal, informação é o bem mais precioso do século XXI. O Grão Especial preza por praticar um jornalismo responsável, que educa. Educa as pessoas para que elas passem a consumir produtos melhores, mais saudáveis e que tenham uma relação mais justa e próspera do ponto de vista de quem produz. Essa é a nossa missão, um caminho que não é fácil, mas é o único a percorrer quanto se pensa em excelência, em seu sentido mais amplo. Tudo isso, reforça em nós a certeza de que a informação é sim o bem mais precioso do nosso século. Portanto, vamos consumi-lo sem moderação!
Grão Especial, 3 anos. Celebre com a gente.
Afinal, você também é parte dessa história.
Marcia Schuler
Publisher Grão Especial