Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the polylang domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Chás e charutos: Saiba como harmonizá-los | Grão Especial

Charuto combina com chá? A especialista em chás e charutos, Simone Saito, diz que sim e ensina como harmonizá-los

Assine nossa newsletter

Os charutos enaltecem as características dos chás graças às semelhanças no processo de crescimento das duas plantas

Naturalmente, as pessoas costumam associar o charuto a bebidas alcoólicas, principalmente com whiskeys ou conhaques, mas raramente com os chás. Mas, em se tratando de experimentações, por quê virar a cara para a dupla? Afinal, são várias as semelhanças no processo de crescimento do chá e do tabaco fazendo com que combinem muito bem. Como explica a especialista em chás e charutos, Simone Saito, é possível fazer um paralelo entre eles: ambos são folhas que sofrem um processo de colheita, murchamento, secagem e, no caso específico do chá Pu érh, fermentação e envelhecimento, o que confere a ambos mais complexidade de sabores e aromas e mais equilíbrio, sem perda de corpo e opeso. Então, vamos deixar o preconceito de lado e experimentar!

Como descendente de japoneses, o chá sempre esteve presente na vida de Simone, de longe, a bebida mais consumida em sua casa. Como seu interesse pelo assunto só aumentava, resolveu se aprofundar nos estudos e foi ser aluna da mais experiente Tea Master brasileira, Carla Saueressig (leia matéria aqui). Já o interesse pelos charutos veio bem depois, ao compartilhar a paixão que seu marido já desfrutava. De novo, foi procurar conhecer melhor sobre esse universo, até chegar ao especialista Cesar Adames, www.cersaradames.com de quem também foi aluna. “Sempre amei os chás e a combinação com os charutos me proporciona momentos de profunda conexão com o meu marido e meus amigos de baforadas. Em casa, temos até nosso cantinho especial para as nossas longas sessões”, conta.

Degustação

A degustação de chás e charutos pode começar, segundo a especialista, com um simples chá de saquinho, elaborado com folhas picadas e com os puritos, pequeno charuto também elaborado com folhas de tabaco picadas. “Uma experimentação simples que pode ser muito prazerosa”, explica Simone. Os charutos de folhas picadas são compostos por 100% tabaco, sem aditivos. Normalmente, são enrolados em máquinas, assim como as folhas de chá de saquinho também são colhidas e enroladas por máquinas e ambos têm um custo menor.

chás e charutos

Feita essa primeira experiência, a profissional indica uma degustação em outro patamar, tanto de chás quanto de charutos. “No caso dos produtos premium, mais especiais, é possível harmonizar chás produzidos com folhas raras e blends minuciosamente prensados para um determinado resultado. É possível degustar um chá especial com charutos também especiais, que são processados e envelhecidos em bebidas, por exemplo. Pode ser uma incrível experiência”, explica.

A harmonização

Para a harmonização entre o chá e o charuto deve-se levar em conta além do sabor, o corpo do chá, ou seja, o peso da bebida na boca. Isso porque o charuto fumado pode facilmente cobrir o chá. Simone Saito explica que a harmonização do chá preto Lapsang Souchoung, por exemplo, é clássica e potente, pois sua combinação resulta em uma potencialização do defumado de ambos.

chás e charutos

“O chá verde aromatizado com flores de jasmim combinado com o charuto Arturo Fuente Robusta capa Candela, que também possui sabor e aroma das flores do jasmim, perfumam o charuto elegantemente. Combinado com o frescor do chá verde faz uma combinação perfeita. Lembrando que a capa desse charuto passa por um processo semelhante às folhas de chá verde”, diz.

chás e charutos

Simone sugere também a combinação dos chás com os charutos cubanos que, de uma forma geral, têm um equilíbrio de aromas e sabores inigualáveis, independente da fortaleza do tabaco. “Recomendo muitíssimo um charuto Hoyo de Monterrey Petit Robusto com uma infusão de Rooibos, o chá característico da África do Sul”, diz.

Ao escolher um cubano para a harmonização, Simone alerta que, até a pandemia estourar, 80% dos charutos oriundos daquele país encontrados no Brasil eram falsificados.  “Os dados não são oficiais, mas o que eu percebo é que a oferta de cubanos diminuiu drasticamente em todas as tabacarias. É preciso muito cuidado onde comprar. Eu recomendo a Charutos2Go, Tabacaria Lenat e Tabacaria Nacional”, aconselha.

chás e charutos

O site inglês www.havanahouse.co.uk de vendas de charutos online possui um blog, The Cigar Blog, assinado por Ellie, que escreveu recentemente uma matéria sobre as regras de harmonização entre chás e charutos, defendendo que uma variedade mais escura de chá deve ser combinada com um charuto mais forte, enquanto que um chá mais leve mais leve funcionará melhor com um charuto também mais suave.

No caso do chá preto, Ellie explica que o processo de oxidação pelo qual as folhas de chá passam, têm um enorme impacto no sabor e na força do chá. “Quanto maior o nível de oxidação, mais rico o sabor e mais escura a cor do chá. Portanto, o chá preto combinará particularmente bem com uma fumaça rica e aromática, pois os sabores de cada um não serão sobrepujados pelo outro”, descreve.

Ainda segundo Ellie, os chás verdes oferecem gostos complexos e herbais em cada gole e combinam maravilhosamente com charutos como Claro ou de capa Candela. Os chás de capa Candela são de cor verde devido ao seu processamento, que mantém a cor das folhas do tabaco que, aparentemente, têm toques de chá verde quando fumadas.

Para os chás brancos, um dos chás menos processados, e por isso mesmo, resultando numa bebida muito suave e doce, a especialista sugere um charuto bem leve e suave, para não sobrecarregar a suavidade do chá.

Charutos – o que são e como se dividem?

Um charuto é um fumo composto 100% por folhas de tabaco, e é dividido em três partes: miolo (parte central), capote (que reveste o miolo) e capa (que reveste o capote e dá acabamento final ao produto.

Long Filler – charuto fabricado com folhas inteiras e enrolado à mão;

Fumo Picado – charuto fabricado com folhas cortadas e enrolado em máquinas, mais baratos;

chás e charutos

As folhas do tabaco são divididas em três partes: Ligero (constituído pelas folhas de tabaco localizadas na parte de cima da planta); Seco (feitos com as folhas da parte central da planta); Volado (composto pelas folhas de baixo, mais próximas da raiz da planta);

Os charutos também podem ser classificados e divididos de acordo com o tamanho (tempo de fumada) e pela espessura da bitola. Outra forma de classificação dos charutos é pela fortaleza (intensidade, potência). Eles podem ser suave (1), suave médio (2), médio (3), médio forte (4) e forte (5);

Charutos e seus terroirs: Cubano, Off Cuba, Brasileiro ou Nacional

Cuba tem o terroir ideal para o cultivo e produção do tabaco para charuto. Algumas das melhores marcas são: Cohiba, Bolivar, H Upmann, Romeo Y Julieta, Monte Cristo e Partagas.

Off Cuba – são os charutos produzidos com sementes de tabaco cubano ou de outras parte do mundo, em países como Nicarágua, República Dominicana e Honduras.

Brasileiro ou Nacional – são os charutos produzidos no Recôncavo Baiano, no Brasil. A região possui tradição no plantio e atraiu fábricas renomadas como a Menendez Amerino, fabricante do famoso Dona Flor. A Dannemann, de origem suíça, é outra que também produz bons charutos na região.

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.