Ernesto Illy desempenhou papel decisivo para convencer os produtores a investir em qualidade
Certamente não se pode falar de cafés especiais brasileiros sem fazer menção a Ernesto Illy, filho do fundador da illycaffè (www.illy.com) que, em 1991 veio ao Brasil para selecionar cafés de melhor qualidade.
Na época, a empresa estava bastante preocupada com a drástica queda da safra internacional e tinha receio de não conseguir, junto aos seus fornecedores, cafés de qualidade para abastecer todas as suas necessidades.
No entanto, o produtor brasileiro só estava interessado em produzir café commoditie, não se preocupando com a qualidade, apenas com a quantidade. Aliás, fato esse que era apoiado pelo Governo Federal, preocupado apenas com os resultados imediatos da balança comercial, carecendo de um pensamento estratégico para o setor.
Aposta na troca de informações
Ernesto Illy, passou a vir ao Brasil com certa frequência, apostando na troca de informações e em transferir tecnologia para que o produtor mudasse seu modo de produzir café.
O empresário mostrou aos fazendeiros que havia um mercado ávido por comprar qualidade e que estava disposto a pagar mais por isso. A illycaffè resolveu seu problema de fornecimento firmando parcerias com os produtores capazes de fornecer cafés finos. Outra vantagem é que comprava diretamente, eliminando os agentes internacionais.
A empresa instituiu o Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Expresso. Há 26 anos. O reconhecimento gerou uma corrida pela qualidade em todo o país. Regiões tradicionais se consolidaram e novas surgiram.
“Quando dr. Illy veio ao Brasil com essa mensagem de café de qualidade, foi um sucesso. Essa mudança fez com que novas empresas viessem ao Brasil procurar o café de qualidade”, conta o CEO da Experimental Agrícola do Brasil, Aldir Alves Teixeira, responsável por um dos únicos laboratórios do mundo, externo à fábrica da illycaffè, com poder de decisão sobre aprovação e compra de cafés, o que agiliza todo o trâmite da compra do produto, favorecendo o produtor, que recebe o pagamento mais rapidamente.
Aldir ajudou a criar o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Expresso”, que está completando 25 anos. Até o momento, já foram distribuídos mais de R$ 5,5 milhões a mais de dois mil cafeicultores.
As inscrições para a premiação de 2017 se encerram em setembro.
illycaffè Sud America
Desde 2010 está funcionando em São Paulo, a subsidiária illycaffè Sud America, comandada pela italiana Giuliana Solari e que vem trabalhado na expansão da oferta dos cafés illy em hotéis, restaurantes e cafeterias. Giuliana é responsável por todas as atividades da illy na América Latina
Seu showroom fica localizado na Bela Cintra, coração dos Jardins, em S.P. Destaque para a bela escultura formada com as coleções das xícaras illy Art Collection, edições limitadas criadas por artistas plásticos de diferentes países.