A mostra contou com a parceria do Museu do Café de Dubai, que emprestou mais de 40 peças.
A cultura envolvendo o consumo do café no mundo é marcada por diferentes tradições e hábitos. Os árabes, desde o século XV, conhecem e apreciam a bebida, sendo responsáveis por transformarem o café numa preferência mundial.
Buscando investigar um pouco mais a fundo a rica cultura árabe e o café, o Museu do Café de Santos inaugura (leia aqui nossa matéria sobre o Museu do Café de Santos), nessa quinta-feira, dia 28, a exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”.
“Quando o projeto surgiu, percebemos que não tínhamos em nosso acervo elementos que pudessem contar essa história, então procuramos o Museu do Café de Dubai que prontamente nos auxiliou e emprestou cerca de 40 peças para compor a mostra. Inclusive areia do deserto, utilizada para o preparo do café,” explica a coordenadora técnica do Museu, Marcela Rezek.
“O café árabe é um patrimônio cultural que atravessa fronteiras e que traz relações sociais simbolicamente similares com as do Brasil”, enfatiza Marcela.
A exposição
A mostra, que será temporária e ficará à disposição dos visitantes por cerca de um ano, foi concebida pelo corpo técnico do museu para ser apresentada em três módulos. O primeiro, tem como foco a introdução da bebida na região árabe e sua propagação pelos outros continentes. O segundo leva em consideração a imigração árabe no Brasil, e as tradições e os costumes trazidos por esses imigrantes na preparação do café.
E, na última parte, o reconhecimento de patrimônio cultural imaterial concedido ao café árabe pela UNESCO. Nessa parte da exposição, os visitantes irão conhecer as técnicas utilizadas para extrair a bebida, assim como a etiqueta em torno do ato de servir o café. Lá, é essencial que seja preparado em frente aos convidados, por exemplo. Uma outra curiosidade é quando um noivo é apresentado à sua possível noiva, geralmente escolhida por sua família, é necessário que ele beba três xícaras de café em sinal de aceitação do matrimônio”, conta a coordenadora.
A exposição também mostrará os majilis, espaços onde os membros de uma comunidade se reúnem para discutir questões locais, políticas, eventos ou simplesmente receber seus convidados para saborear o café árabe. Objetos diversos utilizados no ritual de preparação da bebida, incluindo os Ibriks também vieram diretamente de Dubai para a mostra.
O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.
Os ingressos custam R$ 10 inteira. Meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade. Aos sábados, a mostra é gratuita.Maiores informações, acesse o www.museudocafé.org.br