Qual a melhor forma de se preparar um chá?

Assine nossa newsletter

Por Paula Su

Embora pareça uma tarefa fácil – afinal, é só aquecer a água e despejá-la sobre o chá – existem alguns detalhes nesse processo que, apesar de simples, influenciam em toda a experiência. Seja para degustar uma xícara sozinho ou para dividir com outras pessoas, a arte do bom preparo dessa bebida milenar se encontra nas pequenas particularidades.

Fotos por Paula Su

Escolhendo o chá

Antes de mais nada comecemos pela escolha do chá. Existem inúmeros tipos, mas para escolher aquele que mais lhe agrada, siga as dicas da minha matéria anterior aqui no Grão Especial, os melhores chás do mundo.

No entanto, se você escolheu um chá a granel, melhor ainda, já que este apresenta um maior frescor e tem o poder de liberar suas propriedades na água de maneira mais potente. Além disso, rende mais e é possível fazer mais de uma infusão.

Atenção para a quantidade de chá desejada. Na dúvida, siga a recomendação do fabricante.

Chá

Á água: sua qualidade influencia diretamente no sabor do chá

Falemos agora do componente que ocupa 99% da xícara: a água. Sua qualidade é de extrema importância pois é ela que irá receber todas as características das folhas, influenciando diretamente em seu sabor. Você pode fazer um teste simples: coloque diferentes tipos de água (do filtro, do filtro de barro, de garrafas e de marcas diferentes) em copos e beba-as prestando atenção ao seu sabor.

Algumas suprem a sensação de sede, outras não. Todavia, é possível perceber sabores adocicados, enquanto outras são mais neutras. Podem ser leves ou mais pesadas. O ideal é sempre buscar uma água limpa, inodora e com sabor neutro.

Temperatura ideal

Após a escolha da água, o próximo passo é aquecê-la. A princípio, a temperatura ideal vai depender do tipo de chá selecionado. Enquanto os pretos, oolongs e pu’ers podem ser infusionados assim que a água ferver, ou seja, a 100o.C, já os verdes, brancos e amarelos possuem uma delicadeza que s um calor mais brando de, 60ºC a 80ºC, dependendo do tipo específico do chá. O bom é que essas temperaturas também são indicadas nas embalagens.

Chá

Tempo de infusão

Sobretudo, o tempo de infusão é um determinante valoroso. Os sabores indesejáveis de amargor podem ser causados tanto por uma temperatura inadequada quanto por um tempo longo demais da infusão. Por esse motivo, assim que sua bebida atingir o tempo necessário de infusão, retire o coador (ou infusor) ou coloque o líquido em outro recipiente onde ele se separe das folhas.

Chá

Escolhendo os utensílios

Um outro item relevante é a escolha dos utensílios para o preparo do chá. Existem diversos tipos de bules, xícaras e infusores para que você aproveite ao máximo o momento do preparo e de degustação.

Eles podem ser de de porcelana, cerâmica, vidro, ferro, canecas e garrafas com infusor, copos, gaiwans (um tipo de xícara com tampa e pires chinês), infusores modernos e, até mesmo, prensas francesas para se fazer infusões de flores e frutas. Portanto a escolha do utensílio ideal é aquela que mais lhe agradar!

Aprecie cada momento no preparo de seu chá. A máxima atenção aos detalhes faz parte desse milenar ritual, tornando a experiência de sorver um chá cada vez mais agradável.  E aí, está servido?

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.