Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the polylang domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
SIC 2020: Produção de café arábica cresce 34% | Grão Especial

SIC 2020: Produção de café arábica cresce 34%

Assine nossa newsletter

Dado foi divulgado durante a abertura do evento digital quando também foi anunciada a inauguração de um Centro de Excelência em Cafeicultura em Minas no ano que vem.

O painel de abertura da Semana Internacional do Café – SIC 2020 (semanainternacionaldocafe.com.br) (18 a 20 de novembro), reuniu autoridades e líderes de organizações do setor para um panorama de mercado. Roberto Simões, presidente do sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), revelou que a produção de café arábica cresceu 34% em relação ao ano anterior.

O executivo também adiantou que um Centro de Excelência em Cafeicultura deve ser inaugurado na cidade de Varginha entre abril e maio do ano que vem “com foco em irradiação de conhecimento, tecnologia e inovação para todo o Brasil e até outros países”, disse. Ele ressaltou, ainda, que as pessoas estão aderindo a uma forma mais sofisticada de consumo e valorizando a qualidade, “o que abre espaço para os cafés especiais”.

Cenários macroeconômicos

O economista Ricardo Amorim proferiu uma palestra sobre cenários macroeconômicos no Brasil e no mundo para os próximos anos com foco no agronegócio café.

Ele começou lembrando que, apesar de termos enfrentado a maior contração econômica que a humanidade já viu em um período muito curto, de dois meses, Estados Unidos e países da Europa tiveram o maior crescimento da história no segundo trimestre.

“Os dads que temos em relação à economia brasileira como um todo até setembro mostram que aqui não é diferente, com recuperação muito forte nos setores de serviços, indústria, comércio e melhor ainda no agronegócio”, diz.

Sobre um recorte mais específico no mercado de café, o economista destacou o aumento da competitividade. “Na prática a rentabilidade para o produtor brasileiro subiu significativamente por conta da alta do dólar. A competitividade do produto nacional em relação ao resto do mundo, também. Isso porque o movimento da taxa de câmbio não foi tão forte em países concorrentes como a Colômbia, por exemplo”, explicou.

Mesmo com crescimento da base e do topo da pirâmide de consumo, Ricardo pontuou dois desafios. O primeiro em relação à comunicação / marketing. “Morei nos Estados Unidos de 2001 a 2008 e sempre ouvi nas conversas sobre café os americanos associarem o produto à Colômbia, mesmo o Brasil sendo o maior exportador. Mas isso acontecia porque o nosso concorrente tinha uma campanha muito forte, que fixou esta conexão. Hoje a situação é um pouco melhor, mas ainda precisamos avançar muito”, detalhou.

Uma outra questão é a necessidade de trabalhar a “marca” Brasil. Um fator que vem ganhando importância é o Environmental, Social and Governance (ESG), referentes a questões ambientais, sociais e de governança. O economista levantou que o país tem se colocado mal neste sentido. “Protege dois terços de seu território e é o que mais preserva no mundo, mas tem uma imagem associada como grande destruidor do meio ambiente. Isso pode atrapalhar ainda mais, concluiu.

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.