Vizinho da família Pinotti encontram-se os sítios Santo Antônio e Trindade, ambos de Adilson Carlos Paulletti.
Sua família começou a trabalhar nessas terras há mais ou menos 70 anos, quando seu avô, imigrante italiano cujo começo no Brasil se deu como colono em outra fazenda, as comprou.
Seu pai, Ernesto Paulletti, hoje com 84 anos, juntamente com sua mãe, Maria Reni Paulletti, de 76, ainda moram na propriedade e no entanto, apesar da idade avançada, ajudam o filho como podem.
Adilson mora na cidade de Pardinho e vem trabalhar na fazenda todos os dias, onde ainda hoje moram seus pais. A história da família se mistura com a do café do centro-oeste paulista.
Foi então que há 18 anos Adilson resolveu optar pelo café especial. “Comecei a plantar sete a oito mil pés de café por ano e eu mesmo fui plantando e formando meu cafezal. Plantei Catuaí amarelo e vermelho, Obatã, Tupi, Icatu, Mundo Novo e Catiguá”, conta orgulhoso.
O Sitio Santo Antônio possui 15,1 hectares e o Trindade, 22. No total, possui 22 hectares de café nas duas propriedades, sendo seis hectares no Santo Antônio e 16 no Trindade.
Além da boa altitude, em torno de 950 metros, e clima ideal, cerca de 60% do café colhido na propriedade é especial. Ele faz parte da certificação Fair Trade, sendo que em 2011 ficou em segundo lugar no concurso de cafés naturais.
Sua colheita é mecanizada e não poderia ser diferente, pois trabalha com 15 funcionários. “Começo a colheita firme por volta de agosto e a comercializo via Fair Trade. O único problema é que não consigo vender menos do que 50 sacas em função dos custos e da burocracia”, conta.
Quem se interessar por seus cafés pode ligar diretamente para seu celular (+55) 14 996034330. Ele não tem email nem site das propriedades.