Microlotes da fazenda dos Tachos, do sul de MG, fazem a diferença no sabor do Cold Brew Nitro
Terceiro colocado no leilão da COCCAMIG ( Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais) realizado em 2016, os microlotes de cafés especiais da Fazenda dos Tachos, são a base tanto do Cold Brew como do Cold Brew Nitro vendidos pela Suplicy Cafés Especiais (www.suplicycafes.com.br), última novidade da rede de cafeterias comandada por Marco Suplicy.
E pode acredita: fazem uma grande diferença. Com uma torra clara, tanto o Cold Brew quanto o Nitro são extraídos a frio, num processo que pode levar até 12 horas. “ A água quente tem a vantagem de extrair os solúveis do café mais rapidamente. Já a água fria demora mais para extrair e acentua elementos diferentes, por isso apresentam sabores diferenciados. O frio é menos amargo e possui menos acidez. Tenho certeza que tanto o Cold Brew quanto o Nitro irão cair no gosto do brasileiro. Especialmente o Nitro, pois ele se assemelha muito a um chopp. Estou apostando que será nosso hit no próximo verão”, se entusiasma Marco Suplicy.
Mudança de hábito
Para Suplicy a grande dificuldade é de hábito. “Os americanos, asiáticos, europeus, todos tomam café frio, menos o brasileiro”, explica. “Eu acho bem gostoso, não precisa ser adoçado, e é feito para ser consumido bem gelado. Fica uma delícia também quando adicionado um cubo de gelo ou uma rodela de limão”, ensina o especialista.
A cafeteria já trabalha há alguns anos com o Cold Brew, mas o Nitro é lançamento. ‘Nos EUA existem estudos que mostram que com o Nitro, é possível trazer para dentro de uma cafeteria um bebedor de café puro que, sem a opção, não frequentava a cafeteria porque não gostava de café. O Nitro acompanha bem qualquer refeição pois é uma bebida suave. Substitui facilmente um suco ou até um refrigerante. E combina tanto com doces quanto com salgados”, explica.
Explicando o Nitro Brew
O Nitrogênio é um gás inerte, portanto, só adiciona ao café mais textura, promovendo a espuma. São necessárias seis horas para fazermos três litros do Nitro. Depois do café pronto, é necessário colocá-lo no barril de chopp, com capacidade para oito litros. Para servir, o café passa pela serpentina e sai gelado, com características similares a do chopp, que o brasileiro adora. Nos EUA, o Nitro pode ser encontrado com adição de leite e outras variações.
Fazendo em casa seu Cold Brew
Para aqueles que querem tentar fazer em casa o Cold Brew, Marco avisa que, em outubro, a KitchenAid irá trazer ao Brasil um aparelho para fazer Cold Brew, tanto para chás quanto para cafés, o que vai tornar mais fácil para o consumidor replicar a bebida. “Recomendo deixar a infusão para chá por seis horas e para café, doze horas. Mas, o mais importante é a qualidade do café especial que deve ser utilizado no processo”, diz. Mas se não quiser esperar até outubro, dá pra fazer o Cold Brew em casa numa prensa francesa. É só colocar o pó com a água gelada na geladeira e deixar descansar durante toda a noite. Pela manhã, é só decantar, tirar o pó, e está pronto”, ensina Marco.
“Nos EUA, o sucesso do Cold Brew é tão grande, que a Starbucks aproveitou o verão para vender o produto em 600 lojas. Rapidamente, tiveram que incluir mais 1000 cafeterias. Tenho um amigo que foi pra Disney em julho e disse que todas as cafeterias já estão oferecendo a bebida”, conta.
O Cold Brew é vendido na loja da alameda Lorena 1430 e na recém inaugurada Suplicy Cafés Especiais unidade Vila Olímpia, localizada na São Pauo Corporate Towers, na avenida Juscelino Kubitschek, 1909. Pode ser consumido no copo ( R$ 8,00) ou na garrafinha de 170 ml ( R$ 12,00)
Já o Nitro, por enquanto, somente pode ser consumido na unidade da Vila Olímpia. O copo custa R$ 10,00.