Sustentabilidade x Cápsulas
Informação é tudo. É certo que tomar um café em cápsula em casa é prático. Mas o consumidor tem que saber que essa comodidade toda tem um preço a ser pago: ainda não é sustentável. Pelo menos no Brasil.
Mas algumas coisas podem atenuar a culpa. Uma delas é que o consumidor que tem uma máquina Nespresso antiga, pode trocar por uma mais nova por condições especiais.
“As máquinas Nespresso têm uma durabilidade longa, mas se o cliente quiser trocar, fazemos uma avaliação e oferecemos uma condição diferenciada para a próxima máquina”, conta Cláudia, que recentemente incluiu em seu rol de responsabilidades a Sustentabilidade.
A Nespresso tem um centro de reciclagem em Barueri, cuja principal função é reciclar as cápsulas de café. É lá também que fica toda a inteligência de logística da Nespresso no Brasil.
“Utilizamos cápsulas de alumínio por duas razões: é o único material conhecido que protege o frescor do café e porque ele é infinitamente reciclável. Tiramos o alumínio e o pó de café da cápsula. Utilizamos de logística reversa para poder recolher essas cápsulas. Nós enviamos, em um caminhão, as máquinas, cápsulas e acessórios que vão ser vendidos. Uma parte desse caminhão foi preparado para receber as cápsulas usadas. Dessa forma, aproveitamos o transporte e diminuímos também nossa pegada de carbono, conta Cláudia.
Para circular com o lixo em território brasileiro, é necessário emitir nota fiscal. Essa política reversa é feita em 32 pontos de Coleta Nespresso no Brasil, sendo que 23 são as boutiques e as demais são lojas parceiras que fazem a coleta. Esse material vem todo para Barueri, para reciclagem.
Polêmica das cápsulas na Alemanha
Lá na Alemanha, 100% das cápsulas são recicladas pelo governo. Na cidade de Hamburgo, foi proibido embalagens individuais em prédios públicos, desde embalagem de água, guardanapo, detergente e cápsulas de café, entre outros itens. “Não houve nenhuma menção à marca Nespresso ou nenhuma determinação nesse sentido mas, quando a imprensa publicou a proibição, foi usada uma foto da cápsula Nespresso. Por essa razão, algumas pessoas achavam que tinha algo a ver com nossas cápsulas. Só queria salientar que começamos a reciclar nosssa cápsulas na Alemanha em 1993, por meio do sistema governamental de reciclagem, que é o Duales System Deutschand”, explica.
Cláudia salienta que desde que as cápsulas foram lançadas no Brasil, em 2006, guardaram as que recebiam espontaneamente de seus clientes.
“Não tínhamos reciclagem aqui. Fomos atrás do Governo, de entidades cooperativas, de associações, de todo o mundo, explicando que queríamos reciclar nossas cápsulas e eles não tiveram interesse. Só queriam saber do lucro do alumínio, já que somos os maiores recicladores de alumínio do mundo. Então, desenvolvemos nosso próprio centro de reciclagem em diferentes sentidos: seja na logística reversa, onde nós criamos o equipamento para separar o alumínio e o café da cápsula e, depois descobrir o que fazer com o café usado”, conta.
Uma empresa que faz adubo, chamada Visafértil, aceitou receber o pó de café para ser utilizado em seu composto. O alumínio é enviado para outra empresa, onde é reciclado.
Pontos de coleta
No Brasil, a Nespresso tem 32 pontos de coleta o que, segundo a empresa, faz com que alcancem 60% de seus consumidores, já que em sua maioria, se concentram em São Paulo e Rio de Janeiro.
A grande maioria de nossos clientes vai às lojas com frequência e eles podem e devem levar as cápsulas usadas para serem recicladas. Nós entregamos uma sacola biodegradável para quem quiser participar do nosso programa de reciclagem. O cliente pode trazer a cápsula como quiser, desde que sejam cápsulas Nespresso”, esclarece.
O outro cenário é o da cápsula profissional, que também é reciclável. “Temos 150 empresas-clientes onde fazemos as coletas das cápsulas com frequência. São empresas que eu já sei que usam determinado volume e que a gente vai entregando cápsulas novas e pegando as que já foram usadas. Nada mais é do que um sistema de logística reversa que a gente utiliza um carro elétrico, com zero emissão de poluente”, se orgulha.
Same Day Delivery: bicicleta que entrega no dia
Outro serviço que a Nespresso iniciou em 2013, foi o de realizar entrega rápida, via bicicleta, das cápsulas para reposição. Atualmente, realizam esse serviço em 50 bairros de São Paulo e 29 bairros no Rio de Janeiro.
A pessoa pede online as cápsulas e, se o pedido for feito até às 12h00, é entregue no mesmo dia. O entregador, inclusive, é treinado para pedir ao cliente as cápsulas usadas para reciclagem.
O cliente também pode se utilizar dos servi;cos de assistência técnica para reciclar. Se a empresa não consegue resolver o problema via ligação, envia um técnico para fazer o home repair. Em qualquer uma dessas ocasiões, é possível entregar as cápsulas usadas para reciclagem.
Infelizmente, hoje, no Brasil, apenas 2% do lixo é reciclado.”Infelizmente, ainda não temos a cultura da reciclagem no Brasil”, lamenta.
O Objetivo da Nespresso é atingir o patamar de 60% de reciclagem das cápsulas.
O Alumínio
O compromisso até 2020 da empresa é fazer 100% de gestão responsável do alumínio, que envolve a reciclagem e a extração. Reunimos empresas responsáveis por alumínio e ONGs como WWF e UCN para medir a extensão do impacto ambiental na extração do alumínio, como compensar e criar padrões de obtenção para que seja sustentável. Temos muito que olhar da cadeia para trás. Fundamos a ASI (Aluminium Stewardship Iniciative), uma união de várias empresas no mundo para ter um padrão”, diz.
Outra preocupação é com o clima. Qualquer atividade dentro de uma empresa gera carbono. Então, nós olhamos toda a cadeia, desde a produção de café até a reciclagem do alumínio e vemos qual o impacto que cada uma tem na emissão de CO2 e nós temos dois trabalhos: primeiro, é minimizar a pegada de carbono. As que mais emitem são a produção do café no campo (por conta do ciclo de nitrogênio na respiração das plantas), e a produção do café na máquina Nespresso.
Movimento Xícara Positiva
Por isso buscamos que as máquinas sejam cada vez mais sustentáveis. O segundo trabalho é neutralizar o carbono. Queremos que até 2020 sejamos uma empresa 100% neutra na cadeia inteira. Chamamos esse movimento de xícara positiva, pois quando tomamos uma xícara Nespresso, não se toma só um café de qualidade, mas se faz o bem ao meio ambiente” conta.
Por fim, a Nespresso tem o compromisso nessa neutralização, de plantar quatro milhões de árvores no mundo, em diferentes regiões. Nesse projeto, estamos trabalhando com a Pur Project (www.purproject.com). Eles nos ajudaram nesse cálculo. Depois da mata nativa, o pé de café é o que mais conserva o meio ambiente ao redor. Fazemos o engajamento com o produtor, para ele entender que faz parte de uma comunidade única, onde cada um precisa fazer seus papel para um futuro melhor para nosso planeta, conclui.
Rastreabilidade
A Nespresso têm 100% de rastreabilidade da cadeia inteira, trabalhando por meio de empresas traders que fazem a comercialização, intermediando todos os trâmites para que o café chegue na fábrica, na Suíça. “Pagamos de 30 a 40% a mais do que o preço normal do café no mercado. Não estamos falando de uma saca isolada que é vendida a um preço muito alto, mas sim de um volume contínuo em um valor que é bem atraente para o produtor. Com o diferencial da gente ficar lá o ano inteiro.