Lançada no segundo semestre de 2018, a escola é autorizada pela SCA e possui a grade mais completa de cursos no Brasil, segundo seus administradores
Os cafés especiais bombam na Coreia do Sul, país que possui mais de 16 mil cafeterias num território inúmeras vezes menor do que o Brasil. São cafeterias sofisticadas, que oferecem os melhores cafés especiais do mundo e cujos profissionais do setor estão entre os melhores do Planeta. Um exemplo a ser seguido, obviamente. E que é muito familiar para a família Garam, de origem coreana.
O Brasil é o maior produtor de cafés do mundo, mas, até bem pouco tempo atrás, ninguém nunca tinha ouvida falar em cafés especiais. Mas o quadro está mudando e, além de os consumidores estarem mais exigentes, o mercado, por isso mesmo, precisa de profissionais cada vez mais preparados.
Com o pensamento de que a cultura em torno do café de alta qualidade ainda precisa se desenvolver muito no Brasil, a Um Coffee Co, empresa que engloba fazenda de cafés especiais, rede de cafeterias e outros serviços, iniciou uma reforma em sua sede no Bom Retiro, para abrigar a Um Coffee Academy (www.umcoffeeco.com.br/academy). Trata-se de uma escola cuja missão é a de disseminar conhecimento de nível internacional na área.
Os cursos são coordenados por Garam Um, que foi buscar certificações nos melhores centros de treinamento da Coreia, Inglaterra e Alemanha. toda
Grade de cursos
Além disso, educar o público consumidor também é tarefa da Um Coffee Academy e, pensando nisso, criou dois cursos para coffee lovers, que englobam a parte teórica e a prática, num workshop de três horas cada um. Depois de diferenciar o que é um café robusta de um arábica, os alunos também podem querer se aprofundar e conhecer vários métodos de coados como Hario V60, Prensa Francesa, Clever, Kalita Wave etc. A metodologia dos dois cursos foi criada pela própria Um Coffee Academy.
Já os cursos para profissionais têm a certificação da SCA e são oferecidos os de barista, método sensorial, torra e grão verde em três módulos: básico, intermediário e avançado.
“As instalações da Um Coffee Academy são sofisticadas e, no curso de barista, por exemplo, o profissional tem a oportunidade de aprender a mexer em máquinas sofisticadas, como La Marzocco, Victoria Arduino, Nuova Simonelli, o que o deixa apto a operar qualquer uma delas na cafeteria em que for trabalhar e o que não deixa de ser um diferencial no mercado”, conta Renan Dantas, um dos professores da Academy.
Endereço
No entanto, os cursos profissionalizantes são ministrados apenas no Bom Retiro, mas, em breve, também haverá uma grade de horários disponível na unidade de Pinheiros. Aliás, para o segundo semestre estão programando, incluir uma visitação à Fazenda Um, localizada no sul de Minas Gerais, em São Gonçalo do Sapucaí. Lá o aluno vai conhecer as 16 variedades de cafés cultivadas em 160 hectares, e que possui também uma incubadora de espécies exóticas. “Iremos receber 10 pessoas por vez na fazenda, onde o aluno irá para a lavoura ver o café no pé, colher se estiver na época, conhecer as etapas do processamento, beneficiamento, torra, escolha dos grãos, e no final participem de uma mesa de cupping”, garante o professor.
Eventualmente, a ideia é que o aluno pernoite na fazenda e, para isso, estão finalizando as obras do local que abrigará o pessoal.