Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the polylang domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/graoe492/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
A 89o Coffee Station é o novo point do bairro Liberdade/SP

A 89o. Coffee Station é o novo point da Liberdade, o bairro mais oriental do Brasil

Assine nossa newsletter

89o

Aberta em dezembro de 2017, a 89o. Coffee Station, aos finais de semana, vende mais de 1000 xícaras de cafés especiais por dia.

Localizada numa das mais cobiçadas esquinas da praça da Liberdade, no bairro do mesmo nome, em São Paulo, a casa é fruto da sociedade de duas famílias tradicionais do pedaço: os japoneses Maeda e os Taiwaneses Guo.

Johnny Guo, 64 anos, é taiwanês de nascimento, casado com uma descendente de japoneses, morador há 53 anos no Brasil. É dono dos mercados Marukai, entre outros empreendimentos na região, incluindo a importação de alimentos e utensílios japoneses.

Cafés Especiais e a terra do Sol Nascente

Obrigado pelos negócios a viajar ao Japão pelo menos uma vez ao ano, Johnny viu de perto o negócio dos cafés especiais florescer na terra do Sol Nascente. “Há 10 anos venho pensando em abrir uma cafeteria nos moldes japoneses, mas não achava o ponto certo. Foi então que quando essa esquina vagou, graças ao final de um espólio, não tive dúvidas: chamei meu amigo Osvaldo Maeda e assim nasceu o 89o. Coffee Station”, conta. O nome é por conta da temperatura ideal do preparo dos cafés especiais.

89o. Coffee Station

89o. Coffee Station

Foram cinco meses de reforma, comandadas pelo arquiteto e engenheiro, Marcelo Nagai, que vem se especializando no ramo. A nova cafeteria do MAC, Museu de Arte Contemporâneo, no antigo prédio do Detran, também saiu de suas pranchetas. O resultado é que a 89.o Coffee Station poderia estar em qualquer esquina do mundo, inclusive Tóquio. Mas tá aqui pertinho, na Liberdade.

Como ambas as famílias entendem de negócios mas não têm tanta proximidade com os cafés especiais, contrataram um consultor da área, Marcio Shinagawa, para escolher os cafés e treinar os baristas.

Mitsuo Nakao

Fizeram então um acordo de exclusividade com a marca Mitsuo Nakao, até o momento, o único fornecedor de cafés especiais para a 89o. Coffee Station. “Escolhemos um bourbon vermelho, com uma torragem diferenciada para servir nossos clientes”, diz Johnny. Além dos expressos, os cafés coados na Hario V60 são os mais populares da casa.

Sucesso imediato

A cafeteria está o tempo todo lotada, oferecendo, além dos cafés especiais, 50 itens, todos produzidos na cozinha do estabelecimento. “São 14 profissionais somente na cozinha, sob a batuta Felipe Tadao Arakaki, com destaque para o bolinho de karê, feito de carne, curry, batata e cenoura, e o must do lugar, o bolo de melão. Os croissants também são de dar água na boca. Isso sem falar na variedade de doces japoneses, refinados pela arte francesa da patissierie. “Tudo é produzido aqui mesmo, não terceirizo a produção de nenhum item vendido na casa”, explica orgulhoso. Ao todo, a cafeteria conta com 44 colaboradores.

Profissionais - 89o. Coffee Station

Profissionais – 89o. Coffee Station

“O bairro da Liberdade é muito visitado por brasileiros de todo o país, além, é claro, dos turistas estrangeiros. Sobretudo com o boom dos restaurantes japoneses que abriram em todo o país nos últimos anos, muitos comerciantes têm que vir frequentemente ao bairro para comprar louças e alimentos para formatar seus estabelecimentos. Isso sem falar nos visitantes de finais de semana que lotam a Liberdade”, conta Johnny.

Tanto é verdade que a 89o. Coffee Station tem vendido cerca de 7 kg de cafés por dia. “Aos finais de semana são mais ou menos 500 xícaras de café especial, fora as outras bebidas à base de café”, confidencia.

89o. Coffee Station

89o. Coffee Station

Planos para o futuro

Foi então, no auge do último verão, durante um feriado prolongado, que o empresário diz que vendeu 1100 xícaras de café por dia. “É claro que já estamos trabalhando na segunda unidade da 89o. Coffee Station e será na região da Paulista. Ainda estamos procurando o ponto que, na minha opinião, é o calcanhar de Aquiles do negócio”, explica. Os planos são de abertura da nova casa até o final do ano.

Entretanto, assim que acharem o ponto, irão transferir a cozinha que hoje produz todos os itens da casa, para um outro lugar, mais central, para poder otimizar os fornecimentos para os outros endereços que virão em breve.

89o. Coffee Station – Praça da Liberdade, 169 – Liberdade, SP
Fone: (11) 3203-1108
Aberto diariamente das 7h30 às 20h00
Facebook: 89o. Coffee Station

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.