Exposição abriu no último dia 21 e vai até 19 de setembro. Os visitantes podem fazer um passeio pela história do grão, que inspirou a cultura e integra hábitos de povos variados
Presente nas mais diversas expressões artísticas, o café é tema da próxima exposição do MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado). Café Mundo abri ao público no último dia 21 e apresenta aspectos da produção da bebida, os impactos históricos, hábitos, saberes e desdobramentos no campo das artes, da literatura, da música e do cinema ao longo dos séculos.
Com cenografia sensorial e imersiva, a exposição aborda a bebida a partir de uma perspectiva global, seguindo dois eixos que se complementam: o café enquanto patrimônio ativo mundial e, também, como tema das diferentes linguagens artísticas. A curadoria é de Marília Bonas e Pedro Nery.
“Café Mundo espera atender ao desejo de milhares de pessoas envolvidas na cadeia do café, de produtores a consumidores apaixonados, ao compartilhar sua riqueza e importância, bem como sua potência em conectar culturas”, destaca a curadora.
Fernanda Celidonio, diretora do MAB FAAP, adianta que a exposição contará com muitos recursos para envolver os visitantes na história e importância do café pelo mundo, trazendo curiosidades diversas e muita arte. “Temos ainda uma programação paralela, complementando o conteúdo disponível na mostra”, explica.
Café como patrimônio mundial
Mesas digitais e animadas apresentarão a trajetória da bebida, desde a cadeia de produção ao consumo, além de contar sua história e importância ao redor do globo. Neste espaço, o público tem a oportunidade de conhecer as características e curiosidades sobre o preparo e o consumo em diversos países.
Há uma área dedicada aos objetos ligados à cultura do café, utilizados na produção, no preparo e no consumo, como máquinas e louças, entre outros materiais. “É uma grande vitrine que reúne exemplos da rica e diversa cultura material que se desdobra a partir da presença da bebida em todo o planeta”, destaca o curador.
Café nas linguagens artísticas
O segundo eixo curatorial apresenta o café em três áreas relacionadas. A primeira é dedicada à fotografia, com produções inéditas em São Paulo de dois fotógrafos: Armínio Kaiser, que registrou cafezais no interior de São Paulo e do Paraná nas décadas de 1950 e 1960; e o artista colombiano Jorge Panchoaga, cuja série CasiCafé (Quase Café) nunca foi apresentada no Brasil.
O café nas artes visuais também ganhou um espaço na exposição, que apresenta uma seleção de obras que tratam do tema nas mais distintas linguagens e concepções, como pinturas do início do século XX, com representações do ciclo do café no interior de São Paulo, a uma instalação especialmente desenvolvida para a mostra.
Estão sendo exibidas obras de Antonio Ferrigno, Aldir Mendes de Souza, Candido Portinari e Manabu Mabe, que conversam com produções contemporâneas, como um livro da artista Kátia Fiera, um vídeo de Naiana Magalhães e um saco de café de Mulambö. Há ainda uma sala exclusiva com uma instalação inédita de Raquel Fayad.
A artista apresenta “Flor do desejo”, um trabalho que reúne pilhas de xícaras brancas acompanhadas pelo som do preparo do café. O objetivo da obra é aguçar sentidos paralelos normalmente estimulados pela bebida, como o aroma e a visão da cor terrosa, com o branco da florada do cafezal.
A terceira área traz um passeio histórico pela influência que o café vem exercendo nas produções culturais humanas, a partir da projeção em vídeo da Rádio Café. O público terá a chance de conhecer, por meio de uma narração feita por dois apresentadores, como o café inspirou produções na literatura, na música e no cinema.
A exposição conta, ainda, com programação cultural sobre o tema, atividades pedagógicas, circuitos de conversas, palestras, o lançamento do catálogo digital e um site, onde será possível fazer um tour virtual pela mostra.
“Café Mundo” é uma iniciativa da Tudo Cultural, produção da Frida Projetos Culturais, realização da Brahmi Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Museus pela Vida
O MAB FAAP está com o horário reduzido e com visitas restritas devido aos protocolos de segurança para conter a pandemia de Covid-19. Também se uniu ao Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) e a diversas instituições na campanha #MuseusPelaVida, se comprometendo a divulgar informações que ajudem no estímulo à vacina e à adoção de práticas de prevenção.
Serviço:
Exposição Café Mundo – MAB FAAP
Período de visitação: de 21 de julho a 19 de setembro de 2021
Horário: das 11h às 17h, todos os dias da semana, exceto às terças-feiras.
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas: https://visitante.agendamento.faap.br
Entrada: Gratuita
Exposição Digital: www.cafemundoexpo.com.br
Redes sociais: @cafemundoexpo @mabfaap