A mais nova loja a adiquirir a tendência é a Catarina Coffee & Love, que abriu recentemente, dentro da BEMGLÔ na Oscar Freire, de propriedade da atriz Glória Pires e de sua sócia, Betty Prado
Apesar da facilidade do mundo virtual, no entanto, muita gente ainda prefere fazer suas compras no mundo real. E, para parte desse contingente, atendimento é tudo. E se você conseguir unir o lifestyle do cliente a um atendimento diferenciado, unindo moda e café, por exemplo, o sucesso está quase garantido.
Seis amigos especialistas em cafés especiais, Henrique Ortiz, Cecile Desille, Jonas Picirillo, Paulo Gabriel, Maria Gomes, todos ex- Octávio Café e a ex-professora e barista, Amarilis Ibanez, se uniram e criaram a marca Catarina Coffee & Love em março de 2018.
No início da operação, os planos eram de se dedicarem exclusivamente à torra dos cafés especiais, sempre de pequenos produtores. Pra isso, se cotizaram e compraram um pequeno torrador da Carmomaq que foi devidamente instalado no subsolo da casa de uma das sócias, a Cecille, na rua Jupuá, entre Pinheiros e Vila Madalena, em São Paulo.
Entretanto, apesar do foco na torrefação e nas parcerias com os pequenos produtores de cafés especiais, surgiu uma oportunidade de estabelecer uma cafeteria dentro de uma loja super descolada em Pinheiros, a Hybrida, cuja experiência durou cerca de oito meses.
Como surgiram as parcerias
Então, de repente, a Amarilis foi chamada para participar de um evento, num estúdio de tatuagem. “Foi meio no improviso e na correria, mas o Henrique, um dos nossos sócios, achou a ideia legal e, assim, sem planejamento, me vi montando uma estrutura meio de feira mesmo para atuar no Mercado Itinerante, de curadoria do Fábio Andreoni, e que por acaso, também é curador na Bemglô. Fizemos tanto sucesso que fomos convidados para montar uma pequena estrutura para oferecer nossos cafés na loja da Ellus, da Oscar Freire, onde permanecemos por onze meses, servindo cafés coados, chocolates e chás. Como ficávamos na vitrine, vários gerentes de outras marcas viram, adoraram a ideia e daí surgiram várias outras oportunidades. Entre elas, a parceria com a Combo Café e Cultura (leia matéria aqui). E, agora, com a Bemglô”, explica.
Betty Prado, sócia da Gloria Pires, conheceu a operação do Catarina na Ellus e achou que tinha tudo a ver colocar uma cafeteria dentro da Bemglô. “E como a gente só trabalha diretamente com o pequeno produtor dos cafés especiais, casava com a proposta da loja”, explica Amarilis. O escritório Vão Arquitetura foi chamado pelas proprietárias para fazer o projeto da multimarcas. que já incluía o espaço da cafeteria.
Os microlotes de cafés especiais
O Catarina trabalha com 10 microlotes de cafés especiais, preparados em diferentes métodos de preparo, mas cuja preferência recai para os coados. “Além dos microlotes brasileiros, oferecemos também um café colombiano, espresso tirado numa máquina San Remo, drinks com café, cold brew, chocolate quente preparado com chocolate da Luisa Abram ( leia matéria aqui), pães de fermentação natural, doces veganos e etc.”, sob a supervisão de dois baristas.
“Tudo o que servimos aqui é orgânico, já que é a proposta também da Bemglô. Para isso, fizemos diversas parcerias com quem está iniciando como nós.”
“Os pães são da Padaria Peruíbe, criado pelo ex-barista da Pato Rei, o pão de queijo é de uma dupla francesa, a Padaria Santico, e por aí vai”, explica.
Cápsulas de Café Especial
A operação ainda é recente, mas parece que a turma do Catarina já descobriu seu caminho. Além dos pacotinhos, estão lançando as cápsulas de cafés especiais biodegradáveis, compatível com as máquinas Nespresso.
São três linhas, todas de origem única, divididos em três categorias: equilibrado, com menos acidez, mais achocolatado; exótico, mais frutados com notas de mel, rapadura, café, frutas vermelhas; e o fermentado, criado em parceria com uma fazenda em Garça, no interior de São Paulo. A caixa com 10 cápsulas, sai a R$ 19,00 e a de 30, com 10 cafés de cada categoria, sai a R$ 54,00. Os pacotinhos de 150 gramas variam de R$ 19 a R$ 35,00.
Graças ao sucesso das cápsulas, já estão torrando uma média de 60kg por mês e já vão investir em um outro torrador. Os próximos passos do Catarina é se firmar como pequena torrefação, abrir seu site de vendas online e incrementar sua parte comercial. “Já temos parcerias no interior de São Paulo, Brasília e Maranhão e queremos crescer”, finaliza Amarilis.
Outra marca de roupas, como a masculina Oriba, com três lojas em São Paulo, por exemplo, também possui uma pequena cafeteria em seu interior, porém, ainda não trabalha com cafés especiais.