Um jornalista e um publicitário se uniram e lançaram uma cafeteria numa banca de jornais reformada
Inegavelmente essa é uma daquelas ideias que o Grão Especial adora: misturar café com literatura. O Combo Café & Cultura é uma cafeteria super inusitada. Pra começar, os primos, Lucas, 27 anos, e Thiago Alves, de 36, juntaram suas forças a fim de comprar e reformar uma banca de jornais estabelecida há mais de 60 anos, nos Jardins. “É a mais antiga banca da Augusta”, diz Lucas.
Trabalhando com 10 editoras das mais prestigiadas do país, como a 34, Aleph, Morro Branco, V&R e Ubu entre outras, a Combo Café & Cultura oferece também, um acervo de livros usados (cerca de 10% do total), fruto da garimpagem que os sócios fizeram em sebos da cidade por vários anos e também parte da coleção pessoal dos dois. Os preços dos livros usados começam nos R$5 e as raridades têm preços salgados, como não poderia deixar de ser. No entanto, os livros novos são vendidos a preços de capa.
“A curadoria é toda nossa e a proposta é a de criar um ambiente onde qualquer pessoa que esteja passando pela calçada possa interagir com o livro. E a parte que mais gosto é a possibilidade de conversar com o cliente e apresentar novas histórias”, confessa.
Parceria com o Catarina Coffee & Love
Ao lado da banca fica um carrinho de café comandado por dois baristas da Catarina Coffee & Love, responsáveis também pela torra dos cafés vendidos na banca e que podem ser degustados em casa.
Estão disponíveis três blends, Franz Kafka, Virgínia Woolf e James Joyce. A barista Bianca Mendes, explicou que os cafés foram torrados de forma única, pensando na escrita de cada autor. “Dessa forma, o Kafka é um café mais forte, representando a obscuridão de sua escrita. O Virgínia vem com um equilíbrio ente doçura e acidez, como seus textos, e Joyce, seu exotismo, com um café mais frutado”, explica.
Além do espresso, utilizam mais dois métodos de preparo: o coado no novo Melitta e o Aeropress. Na saída das escolas, o lugar fica lotado de crianças folheando livros e degustando chocolates Bean to Bar da Casa Lasevicius ou da Luisa Abram.
Entretanto, como o ponto é tudo no sucesso de uma cafeteria, a aposta dos jovens parece mais do acertada. Já estão vendendo cerca de 100 cafés por dia. “Sei que fizemos a coisa certa quando chega o final do dia e o pessoal lota a calçada, aproveitando nossa prainha pra ler um livro, degustar um café ou uma barra de chocolate. Me sinto muito honrado”, finaliza.
Combo Café & Cultura
Alameda Franca, 1154, Jardim Paulista
Abre de segunda a sábado das 10h00 às 19h00. www.estandevirtual/combocc ( somente livros)
É possível fazer pedidos dos livros e cafés também pela conta do instagram: combocafecultura