Que tal sair pra tomar um café especial em 15 diferentes métodos de preparo, de quebra experimentar uma dos 25 rótulos de cerveja artesanal, um chá Daman Frère, ou escolher entre 47 rótulos de vinho Gran Cru? Ou ainda comer um prato de massa dos deuses?
Impossível? Na Kofi & Co é possível.
Os sócios Marcello Cunha e Maurício Aurichi, conceberam o lugar dessa forma (as respectivas esposas também são sócias). Ambos ex-executivos de multinacional, com experiência em gestão, operação e finanças, estavam já há algum tempo querendo empreender.
Na busca, se depararam com as cervejas artesanais e, logo depois, com os cafés especiais. Marcello foi fazer um curso de MBA nos EUA e ficou fascinado com a Starbucks como negócio. De volta ao Brasil, foi conhecer de perto diversas cafeterias, como Sofá Café, Santo Grão, Octávio Café. Frequentou os cursos de barista, de torra, e outros da Coffee Lab, de Isabela Raposeiras.
Descobriram o movimento da Terceira Onda dos cafés especiais, o trabalho do torrefador brasileiro Hugo Wollf, e as máquinas de café La Marzocco. Escolheram um modelo GB5 e tiveram toda a consultoria do representante da marca. Paul Germscheid. Para a cozinha, contrataram dois chefs, um como consultor, o Fábio Andrade, ex-Hyatt e outro, Leo Neves, para tocar o dia-a-dia.
Para agradar todos os gostos
E pensaram num modelo de negócios que atendesse a todos os gostos: comida, vinho, cerveja, cachaça, chá e cafés de altíssima qualidade. Além de chocolates. “O único segredo é saber administrar toda essa complexidade”, confessa Marcello.
Continuaram estudando mais a fundo os produtos que iriam oferecer em seu estabelecimento: Marcello foi fazer curso de curadoria de chás na Teaketle, de vinhos, de cerveja, com Caroline Yoda, e por aí vai. Compraram a melhor literatura disponível sobre os temas ( que aliás, ficam à disposição dos clientes que quiserem folhear os livros enquanto permanecem no local).
(As prateleiras de vinho e cerveja da Kofi & Co. e Marcello nos mostrando os diferentes chás da casa)
Na casa da família
Passada essa fase, começaram a procurar um local para abrigar o Kofi & Co. Procuraram na Vila Madalena, Pinheiros, Jardins, Faria Lima. Mas como não acharam nada que lhes agradasse, Marcelo resolveu utilizar a casa da família, localizada na avenida Alexandre Dumas. “Morei aqui até os meus 20 e poucos anos e meus pais ocuparam o imóvel até o ano passado. Como conhecíamos bem o bairro e sabíamos de seu potencial e suas necessidades, decidimos que iríamos fazer a cafeteria aqui. Estamos criando nosso público, com os moradores da região e o pessoal dos escritórios”, explica Marcello.
(O espaço da Kofi & Co: antiga casa de infância de Marcello que foi reestruturada para virar uma cafeteria de ponta!)
Inspiração para a reforma e os detalhes da cafeteria
Iniciaram uma reforma gigantesta na casa, tirando paredes, fazendo reforço estrutural etc. ”Cada centímetro daqui foi calculado por nós”, conta. A arquiteta, da família, buscou inspiração nas cafeterias de Nova York, Califórnia, da Noruega e até da Austrália. A casa ficou com um ar industrial, despojado e bem confortável.
Até a louça foi escolhida a dedo. Quem desenvolveu foi a empresa Café e Arte, fornecedores para alguns dos hotéis 5 estrelas da cidade. “Toda a nossa louça é especial. Nosso famoso Tiramissu, feito com café especial do Hugo Wolf, queijo mascarpone importado da Itália e cacau orgânico 80%, é servido em uma xícara de café.
No momento, estão renovando o cardápio e pretender ficar abertos mais um dia na semana, os domingos. Pra isso estão reestruturando a equipe.
A Kofi & Co têm 120 metros quadrados, com 53 lugares. Além de oferecer os cafés do brasileiro Hugo Wolff, com grãos de diferentes regiões do Brasil, como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Bahia, importa direto do famoso torrefador norueguês, Tim Wendelboe. “Eu trouxe porque os clientes estavam pedindo um grão diferente, de outros países, coisa muito difícil de se encontrar por aqui. E ele é uma grande referênca lá fora”, conta.
Fica à escolha do cliente se quer experimentar os cafes lá mesmo ou levar pra casa os grãos torrados por Wendelboe, provenientes do Quênia, México e de Honduras.
Futuro promissor
Com todo esse profissionalismo admitem que em 2018 teremos muitas novidades. De quebra, uma nova casa. “Ainda estamos escolhendo o local. Aqui sempre será nossa sede mas estamos trabalhando para virarmos uma grande rede de cafeterias”, confidencia.
Métodos de preparo
Outra particularidade do local é a variedade de métodos de preparo do café especial. Ao todo, são 15, além do café espresso. “O cliente consegue ver a diferença que o método proporciona ao grão e na xícara. Oferecemos diferentes métodos para que nossos clientes definam suas preferências. O importante é eles conhecerem. Aqui é um lugar de experimentação e oferecemos o possível à nossa clientela”, finaliza.
Métodos disponíveis de extração de café: espresso, coado ( Hario, kalita, Chemex e Clever), Eva Solo, cafeteiras francesa e italiana, sifão/globinho, aeropress, turco/árabe, cold brew
Kofi & Co.
Endereço: Rua Alexandre Dumas, 1518
Santo Amaro, São Paulo – SP
Telefone: 1136244838
Horário: 10h00 às 18h00
A partir de outubro abrirá aos domingos