A barista Martha Grill, da Octávio Café, de São Paulo, venceu, no último sábado, 9, no Rio de Janeiro, a final do Campeonato Brasileiro de Barismo. Com a bela paisagem do Aterro do Flamengo como fundo e o Museu de Arte Moderna – RJ como palco, ainda foram realizadas provas nas categorias Brewers, Latte Art e Coffee in Good Spirits. Com o título, Martha Grill irá representar o Brasil no Campeonato Mundial da Categoria, que irá acontecer em Boston, EUA, em abril.
Léo Moço, do Grupo Léo Moço ficou em segundo lugar, em terceiro, o também curitibano, Daniel Menari, da Supernova Coffee Roasters, em quarto, o campeão do ano passado, Thiago Sabino, da Sensory Coffee Roasters e George Gepp, da Borsoi Café, na quinta colocação.
Na categoria Brewers, o primeiro lugar foi para Arthur Malaspina, da Octávio Café, em segundo, Léo Moço, do Grupo Léo Moço, e em terceiro, Midori Martins, da Um Coffee Co.
Na categoria Coffee in Good Spirits, o campeão foi Gabriel Guimarães, da Unique Cafés Especiais de São Lourenço, MG. Ele irá representar o Brasil no campeonato mundial da categoria, que acontecerá em junho, em Berlin. Juliano Lamor, do Bunker Motor Coffee, terminou em segundo, Daniel Viana em terceiro, Pedro Paulo em quarto e Émerson do Nascimento em quinto.
Já na categoria Latte Art, o vencedor foi Leonardo Correa Ribeiro, da Unique Cafés, em segundo lugar, João Augusto Michalski, do Café du Coin, de Cascavel, PR, e o terceiro, Émerson do Nascimento, da carioca Coffee Five.
Os destaques
De forma geral, o grande destaque das competições foi a preocupação dos baristas em apresentar novas técnicas como o sprouting process, que permite uma maior maturação do grão, caso de Léo Moço, três vezes campeão brasileiro. Vários profissionais também tiveram a preocupação em adicionar modernidade, trazendo cafés fermentados para a competição, técnicas de maceração carbônica entre algumas novidades.
O evento foi organizado pela BSCA ( Brazilian Specialty Coffee Association) e Apex -Brasil.
Foto: BSCA