Certamente São Paulo é a cidade do mundo que abriga a maior colônia japonesa fora do Japão, com cerca de 1,8 milhão de japoneses ou descendentes. De fato, a influência desse povo na formação da cultura brasileira do século XX é de extrema importância.
Por essa razão o governo japonês escolheu o Brasil para abrir a primeira Japan House do mundo. Criada pelo famoso arquiteto japonês Kengo Kuma, a instituição é dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. As próximas a serem inauguradas serão em Londres e Los Angeles.
Situada numa das mais movimentadas esquinas da mais paulista das avenidas, a Paulista, o público é convidado a ter uma experiência única da cultura, da tecnologia e dos modos de viver do Japão contemporâneo.
A casa promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades. Traz ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. O espaço abriga um restaurante do renomado chef Jun Sakamoto, uma loja de produtos de alta qualidade produzidos no Japão, uma biblioteca e um café.
Imi Café
A cafeteria fica no primeiro andar da casa. Seu nome é uma homenagem aos imigrantes que chegaram em 1908 para trabalhar nos cafezais, colaborando para o boom do café brasileiro do início do século passado.
Sua proprietária, Heloisa Minori Nagai, visitando o Japão a passeio, ficou impressionada com o número de cafeterias e com o seu grau de sofisticação.
Ao voltar ao Brasil, foi pesquisar e descobriu os cafés especiais. Foi então que contratou uma consultoria para criar seu próprio blend, criado com grãos da Mitsuo Nakao especialmente para a cafeteria. O método de preparo que tem feito mais sucesso na casa é o Hario V60, mas é possível também apreciar um ótimo espresso ou ice coffee.
Os baristas da Imi fazem questão de explicar aos clientes como funciona o método japonês de preparo, pouco conhecido no Brasil pelo grande público e que tem feito muito sucesso. É possível também escolher famosos chás e doces típicos do Japão, como o matcha special cake, o ichigô short cake e o choux cream.
Japan House
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
www.japanhouse.jp/saopaulo/
Aberto das 10h00 às 22h00 de terça a sábado, domingo fecha às 18h00
Fechado às segundas.