Tá passando as férias no Rio? Então aproveita pra conhecer as cafeterias da Cidade Maravilhosa
Resolveu passar janeiro no Rio e tá cansado da chuva? Não tem o que fazer? Que tal, então, conhecer algumas das cafeterias mais descoladas da cidade, que, por sinal, abriga de 26 a 28, o Campeonato Brasileiro de Baristas, na Casa Camolese, em Botafogo.
Mesmo se o sol voltar com tudo, aproveita o pós-praia pra tomar um cold brew ou um Espresso Tônica. A turma do café especial ainda torce um pouco o nariz quando se fala na cidade. Dizem que não tem o mesmo dinamismo e qualidade de Brasilia e Belo Horizonte, ou as inúmeras opções de São Paulo. Mas os cariocas, nos últimos tempos, têm se esforçado bastante e já dá pra tomar um bom café especial, a preço justo. Além disso, com um pequena invasão de empreendores paulistanos na área. Prova disso é o Sofá Café, de Copacabana, e o Il Barista, de Ipanema, redes já bastantes conhecidas em São Paulo.
Então, vamos por praias, ou melhor, cafeterias:
Leme – Gaia Art & Café –
Do ladinho de Copacabana, o Gaia é um bistrot charmoso, cujo enfoque é a culinária natural, toda feita com produtos orgânicos. E como o nome diz, promove encontros culturais e artísticos. Aos domingos, a casa promove shows de samba e chorinho. Já os cafés também entram na onda natureba e os intolerantes à lactose podem se deleitar com capuccino feito de leite de castanha. A casa trabalha com cafés orgânicos das fazendas.
Copacabana
Tá lá curtinho a Princesinha do Mar, dá um tempo da areia e anda só duas quadras até a filial carioca da rede paulistana, Sofá Café. Como nas outras lojas da rede, estão lá os ícones sofás e poltronas que dão um tom aconchegante ao lugar. Frequentado tanto por moradores quanto por turistas, é possível experimentar além dos já tradicionais espresso e capuccino, uma opção mais refrescante: o Espresso Tônica, feito de café, água tônica e pedras de gelo. O Cold Brew da casa também é outra ótima pedida, sempre preparados com cafés especiais das regiões do Cerrado Mineiro e Carmo de Minas. “ Como temos um grande fluxo de turistas estrangeiros, cerca de 95% deles que vêem aqui, acabam experimentando e comprando nossos cafés”, conta uma das três sócias, Carmen Ururahy. ( as outras duas são Tânia Campos e Anna Moreira)
Ipanema – Il Barista Cafés Especiais – Ipanema:
A praia mais cantada em verso e prosa do mundo, ganhou uma filial da rede paulistana capitaneada pela empresária Gelma Franco, que possui, ao todo, oito lojas. Experimente o Cold Brew Coffee com leite, café que passa por infusão em água fria por até 24 horas e depois é coado lentamente e servido gelado com leite.
Leblon
Umas das praias mais descoladas do Rio abriga uma unidade da rede de cafeterias de Niterói, a Coffeetown. Aqui a melhor pedida para o café é o espresso, acompanhado do famoso bolo red velvet.
Jardim Botânico – Bastarda
Essa não fica exatamente perto da praia, tampouco fica longe de Copacabana. A Bastarda foi apontada como a melhor cafeteria do Rio em 2017. Virou point de ciclistas, já que possui uma lojinha de acessórios para bikes. É possível apreciar cafés especiais nos métodos Hario, Aeropress, Chemex, French Press e no sifão. Os mais pedidos aqui são é o café gelado aromatizado com baunilha e uma dose de suco de laranja.
Largo do Machado – Flamengo – Café Secreto
Aqui a gente se afasta um pouquinho da praia, mas vale a pena. A Vila do Largo era uma antiga vila de caixeiros viajantes que hoje abriga lojas e ateliers descolados. É possível encontrar excelentes grãos, que variam bastante. As torras são feitas pelo paulistano Hugo Wolff e Isabela Raposeiras. Os cafés são preparados pela própria dona, a Gabriela Ribeiro. Uma das suas invenções é o espresso misturado com água de coco.
Laranjeiras – Maya Café
Aqui eles apostam na combinação chorinho e café que, vamos combinar, é invencível. Nós do Grão Especial sempre achamos que música brasileiro de alta qualidade, aliado aos nossos cafés especiais são uma dupla tipo Batman e Robin. Não tem prá ninguém! É um dos melhores programas pré-praia de sábado.
Cafeterias no Centro
Vai visitar a Igreja da Candelária, o Museu do Amanhã ou a zona portuária? Então, aproveita e dá uma esticadinha até o Curto Café. Não se espante com a falta de garçons, nem caixa. Aqui, quem faz tudo é o cliente. Experimente o bom e velho cappuccino.
Centro – Rua dos Inválidos
Agora, a praia ficou mais longe mesmo. Mas o Fazenda Paradiso Café vale a visita. Os donos também possuem uma fazenda produtora de cafés especiais, em Santo Antônio do Amparo, Minas Gerais, adquirida em 2013, que fornece os grãos para a cafeteria. Instalada em um antigo casarão do século XIX, uma das boas pedidas é o desafio da xícara: dois espressos da mesma variedade servidos em recipientes com volumes diferentes. Trabalham com cinco métodos de extração, incluindo o Hario.
Endereços:
Gaia Art & Café – Rua Gustavo Sampaio, 323, Loja A, Leme, RJ 21 22443306 www.gaiaartcafe.com;
Sofá Café – Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 300 –A Copacabana, RJ 21 25439107 www.sofacafe.com.br;
Il Barista –Rua Visconde de Pirajá 459 A- Ipanema 21 35414706 www.ilbarista.com.br
Coffeetown – Avenida Bartolomeu Mitre, 297, loja C – Leblon 21 37984484 www.coffeetown.com.br;
Bastarda – Rua Von Martius, 325 – loja F e G – Jardim Botânico – 21 35778142 www.bastarda.com.br;
Café Secreto – Rua Gago Coutinho, 6 – Vila do Largo, casa 8, Laranjeiras -www.cafesecreto.com.br;
Maya Café – Rua Professor Ortiz Monteiro, 15/B – Laranjeiras – 21 3172 5125 www.mayacafe.com.br;
Paradiso Café – Rua dos Inválidos, 126 – Centro – 21 38523082 www.fazendaparadisocafe.com.br;
Curto Café – Edifício Garagem Menezes Cortes – Avenida Erasmo Braga, 278- quiosque 47- Centro – 21 98176 2582 www.curtocafe.com.br