Com a proposta de mostrar todo o potencial brasileiro da indústria do café especial, a Octavio Café, é certamente uma verdadeira referência. Localizada no Itaim, no coração da avenida Brigadeiro Faria Lima, cercado de grandes empresas e dos shoppings mais chiques da cidade, o espaço conta, sobretudo, com uma decoração sofisticada, estofados de couro, amplos salões e, na parte de cima, diversas salas para eventos, para atender seu público.
Aqui são servidos blends próprios, criados por seu time de baristas, que se utiliza dos grãos de seis fazendas cafeeiras (Fazenda Nossa Senhora Aparecida, Fazenda São José, Fazenda Santa Adélia, Fazenda Santa Rita, Fazenda Santa Maria e Fazendinha), localizadas em Pedregulho, na Alta Mogiana, interior de São Paulo. Os proprietários são a família do ex-Governador de S. Paulo Orestes Quércia, cujo pai no início do século passado, já era produtor de café. Atualmente, estão entre os seis maiores produtores de café do Brasil.
A casa também oferece microlotes de pequenos produtores de café especial. Destaque para a imponente Strada, da La Marzocco, pintada de laranja, cor do logotipo da casa, no meio do salão principal.
Outro grande destaque é a variedade de métodos de preparo e o cardápio criado por um chef. Há uma carta apenas para o tipo de preparação da bebida, que vai de um simples coador de pano a métodos que brincam com a física, como o caso do Syphon ou globinho. Mas há muito mais: espresso, coado (filtro tradicional, hario v60, chemex) prensa francesa, cafeteira italiana, aeropress. É só escolher!
Palestras
A casa oferece inúmeras palestras sobre o mundo do café especial, principalmente nos feriados. Para se informar sobre a programação, acesse www.octaviocafe.com.br.
Método Aeropress
Na experiência proporcionada pela cafeteria, em abril, foram preparados pelo time de baristas Henrique Ortiz, Martha Grill e Monique Carvalho, oito tipos diferentes de café utilizando o Aeropress. Alguns muito concisos na entrega do sabor do grão, visto que apenas a variedade catuaí vermelho foi reservada para o teste. Pudemos provar todas as variações da bebida, incluindo cold brew, sempre reforçando a regra número um do Aeropress: não ter regras.
Nem a posição original da máquina foi seguida, sendo que a maioria dos preparos foi realizado com a Aeropress “invertida”, preferência dos baristas do Octavio Café. As concentrações variavam, incluindo também a técnica de by-pass, onde é colocada água previamente no recipiente final, para uma diluição mais branda. Dessa maneira, o leque de opções era extenso, mostrando o universo ainda a ser explorado por essa recente invenção que está crescendo cada vez mais no mundo dos cafés especiais.
Como a palestra sugeria, a Aeropress se mostrou muito versátil no preparo da bebida, de tão fácil manuseio, que até nossa equipe conseguiu preparar um cafezinho.
Octavio Café
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2996
Segunda a sexta: das 7h00 às 21h00; feriados, das 10h00 às 20h00; fecha nos fins de semana;
Telefone: 5511 3074 0110