Starbucks Reserve inaugura primeira unidade em Milão

Assine nossa newsletter

Desafio será convencer o italiano, que consome seis bilhões de expressos por ano, a mudar seus hábitos de consumo

O fundador e atual presidente honorário da Starbucks, Howard Schultz, sempre disse que o modo do italiano beber seu espresso deu origem à ideia da criação da cadeia de cafeterias mais famosa do mundo.

Contudo, depois de diversos adiamentos, a Starbucks Reserve (lojas da rede que privilegiam essencialmente os cafés especiais de todo o mundo), acaba de abrir sua portentosa loja em Milão. Em um prédio histórico, Palazzo dele Poste (antigo correio da cidade), de 2.400 metros quadrados, irá disponibilizar cafés especiais de cerca de 30 países, inclusive do Brasil.

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Arquitetura de luxo

O estilo do prédio é Palladiano, arquitetura muito presente na Itália. O mármore utilizado no piso é chamado de Candoglia e vem de uma pedreira que fornece exclusivamente para o Duomo de Milão e pouquíssimos outros prédios históricos. Que, aliás, fica a apenas cinco minutos andando do local e da Galleria, coração turístico da cidade.

Já o mármore utilizado na bancada é da Toscana, e as máquinas de torrefação são todas italianas, moldadas em bronze.

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Mas todo esse luxo tem uma justificativa: fazer o italiano migrar de sua cafeteria tradicional, que, ao todo, vendem seis bilhões de expressos por ano, para uma cafeteria…americana!! Além disso, apesar de toda a tradição italiana em cafés, os cafés especiais não são muito famosos por lá.

Outros diferenciais

Então, para convencer esse público um tanto refratário às novidades do café, a Starbucks Reserve também terá uma padaria tradicional italiana, que utilizará técnicas tradicionais do país na confecção de pães e derivados, e estará sob a batuta de um dos mais afamados padeiros da cidade, Rocco Princi; e uma estação de gelatos e de affogatos, doce que mistura café, sorvete e licor. Além, é claro, de um bar, o Arriviamo, onde serão servidos aperitivos e entradas.

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Todo esse chamariz para fazer com que o italiano, pelo menos, se disponha a conhecer a casa e ajudar os planos da marca a concretizarem seu crescimento no país, já que esperam abrir mais 200 lojas nos próximos seis anos, graças a uma parceria com investidores locais, a Percassi Management.

Starbucks Reserve

Segundo a marca, foram contratadas 300 pessoas para trabalhar na operação. Em 2017, a Starbucks movimentou US$ 22 bilhões, possuindo 29 mil lojas em 77 países, incluindo 12 mil nos EUA e 3,3 mil na China. Mas, desde o ano passado, vem sofrendo alguns revezes, especialmente no seu país de origem, onde planeja fechar 150 pontos até o final desse ano, graças a um episódio de racismo que aconteceu em uma de suas cafeterias.

Leia esta matéria em outros idiomas:

Os comentários estão fechados.