A Academia do Café, espaço famoso em Minas Gerais, abriu em maio deste ano sua segunda unidade, localizada na cidade de São Paulo. O espaço irá ministrar os cursos e palestras que são realizados na unidade de Belo Horizonte.
CURSOS DE AGOSTO:
Métodos de Extração (22/07), Torra Módulo I (25 a 27/07), Barista Fundação SCA Iniciante (28 a 29/07), Classificação e Degustação (28 e 29/07) e Barista Fundação SCA Noturno (31/07 a 01/08).
CURSOS DE SETEMBRO:
Classificação e Degustação (1 & 2/08), Barista Fundação SCA (13 & 14/08), Latte Art (16/08), Análise Sensorial (20 & 21/08), Torra Módulo I (26 a 28/08) e Barista Intermediário SCA (29 & 30/08)
Os instrutores dos cursos são:
Bruno Souza:
Co-fundador da Academia do Café, é a 4a geração de uma família produtora de cafés, desde os seus 16 anos trabalha com café. É o 1o Q Grader do Brasil.
Em 2001 se mudou para o Oregon com sua família para abrir a BECCOR, importadora de cafés especiais que ainda atua no mercado americano. Teve um papel importantíssimo para a evolução e percepção dos cafés especiais do Brasil nos Estados Unidos.
Depois de absorver mais conhecimento e mais experiências no mercado internacional e no cenário de cafeteria de café especial, em 2011 resolveu voltar para o Brasil para abrir a Academia do Café, com o objetivo de formar profissionais na área e oferecer cafés de qualidade ao mercado brasileiro.
Produtor de cafés especiais na Fazenda Esperança em Campos Altos, onde faz cafés com perfis únicos requisitados por parceiros no mundo inteiro. É o responsável pela supervisão e aprovação de toda a grade de cursos da Academia do Café e ainda ministra cursos como o de Torra e Prova de cafés.
Ivan Totti Heyden:
Teve seu primeiro contato com café com Bruno Souza aos 19 anos em 2010, um tempo antes da Academia do Café inaugurar. Fez o seu primeiro curso de Barista com Leticia Pollock da Panther Coffee.
Posteriormente foi se profissionalizando na área como provador e se tornou o Q Grader mais jovem do Brasil na época. Se profissionalizou em torra com Bruno Souza e Marty Curtis. Tem o apelido de engineer pois é apaixonado por maquinas de cafe e adora repara-las, foi certificado e treinado por Marty pra inserir seu programa de torra aqui no Brasil.
Se certificou como instrutor da SCA (Specialty Coffee Association) em 2015 e hoje pode certificar alunos no módulo de Barista Skills e logo menos na Torra. É loucamente apaixonado por café e pela sua profissão! Ele é instrutor de um dos cursos mais completos de prova da área de cafés especiais no Brasil – o de Classificação e Degustação na Academia do Café. Hoje tem o projeto @coffeecouplebr junto com a Julia Souza, que tem como objetivo mostrar diferentes áreas e pontos na área de cafe especial.
Instrutor de Barista SCA, Classificação e Degustação, Análise Sensorial e Torra, além de ser auxiliar nas certificações de Q Grader.
Júlia Fortini Souza:
5a geração de uma família produtora de cafés. Formada em relações internacionais, cresceu na Fazenda Esperança onde conviveu e presenciou a produção de cafés especiais desde criança.
Foi para os Estados Unidos com 9 anos onde teve diversas experiências com café. Teve o seu primeiro encontro com a máquina de espresso aos 11 anos com Andrew Barnett e posteriormente seu primeiro curso de barista com Kyle Glanville, campeão americano de barista em 2008 e aos 15 anos teve seu primeiro emprego como barista na cafeteria Bridge Town em Portland.
Júlia se tornou Q Grader em 2013, foi se profissionalizando e hoje é instrutora certificada pela SCA (Specialty Coffee Association). Criou o canal no YouTube junto com o Ivan Totti com o projeto do @coffeecouplebr que fala e ensina sobre cafés especiais! É responsável por gerir a cafeteria da Academia do Café, dar treinamentos aos baristas e administrar os cursos. Instrutora de Barista SCA, Latte Art, Métodos de Extração.
Osnei Cesarino:
Iniciou sua paixão com café quando criança, quando gostava de brincar na lavoura com o seu avô. Iniciou seus estudos com café no Senac SP e posteriormente se especializou com Bruno Souza e Marty Curtis na Academia do Café. Teve uma experiencia internacional no Oregon, onde teve a oportunidade de trabalhar com café, e vivenciar o cenário internacional de cafés especiais. Se tornou Q Grader em 2013. É Barista Certificado SCA e participou como juiz nos Campeonatos Brasileiros de Barista em 2014/2015. Hoje trabalha como gerente da Academia do Café São Paulo. É Instrutor de Barista, Métodos de Extração, Drinks com Café. Veja mais sobre Osnei aqui!
Ana Claudia Vieira Martins:
Ana é pós Graduanda em Gestão de Finanças e Graduada em Comércio Exterior. Certificada PCQI (Preventive Control Qualified Individual – Indivíduo Qualificado para Controles Preventivos em Segurança Alimentar), pela FSPCA/IFSH.
Q Grader licenciada pela CQI/Academia do Café. Classificadora e Degustadora certificada pela Associação Comercial de Santos. Possui mais de 27 anos de experiência no mercado exportador de café. Atualmente é Coordenadora de Segurança Alimentar e Classificadora de Café do Grupo Unicafé. Possui experiência em treinamento e palestras no mercado nacional e internacional, sendo graduada pela Dale Carnegie Training Center.
Ana é a instrutora de Fundamentos de Café Especial e Commodity e Fundamentos Sensoriais de Café Especial e Commodity.
Para mais informações, acesse o site da Academia do Café: https://www.academiadocafe.com.br/, ligue para (31) 3223-8565 ou envie um e-mail pra cursos@academiadocafe.com.br