O Grão Especial começa aqui uma série de reportagens sobre cafés especiais na Terrinha. Confira:
A terceira onda dos cafés especiais em Portugal está apenas começando, diferentemente de países europeus como a Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Noruega, etc. Mas já vem dando sinais de que pode ser um grande negócio no país irmão também.
Atento a esse movimento, o português Gonçalo Gonzy, após voltar ao país depois de uma longa temporada de estudos e trabalho na Inglaterra e Espanha, resolveu se juntar ao irmão, Francisco Cardoso e ao amigo, João Avilar, para investirem num coffee truck.
(Os três donos da Combi Café: Gonçalo Gonzy, Francisco Cardoso e João Avilar)
No princípio, era apenas uma kombi que demorou um ano para ser reformada. Depois, circulando por locais estabelecidos pela prefeitura da cidade do Porto, começou a atrair a atenção por oferecer cafés especiais, até então, uma raridade no país.
(No início, a cafeteria operava como food truck, servindo os cafés na própria Kombi)
Depois, a carrinha, como se chama por lá, começou a aparecer em eventos de músicas e mercados do Porto. Hoje, a Combi /kombi continua circulando pela cidade mas já tem um ponto fixo, uma cafeteria com 120 metros quadrados, na Baixa.
“Lembro que estávamos, os três, na praia, em Matosinhos, e a ideia surgiu. Não tínhamos dinheiro para uma loja, então, começamos com a kombi”, conta. “Compramos pela OLX”, lembra.Enquanto o veículo não ficava pronto, os sócios fizeram cursos intensivos certificados pela SCAA, de barista, torra e fermentação.
(A máquina de espresso Kees van der Westen Mirage no ponto fixo da Combi Café)
Após três meses circulando pelas ruas do Porto, e participando de eventos culturais, o negócio começou a deslanchar.
Começaram a procurar fornecedores de grão verde de cafés especiais. “Começamos com um blend da Guatemala e, agora, também servimos um single origen do país”, conta. Atualmente, compram de um fornecedor espanhol, que fornece pra eles grãos verdes do Brasil, Guatemala, Colômbia, Etiópia e Indonésia.
Com o ponto fixo e a combi, comercializam cerca de 200 cafés por dia, tirados em uma La Marzocco GS 3 e em uma Kees Vander Western Mirage. Consomem 30 kg de cafés especiais por mês.A kombi, atualmente, pode ser encontradas no bairro da Batalha ( perto do teatro Batalha), no funicular, na estação São Bento, no Jardim da Cordoaria e no Jardim da Praça da República.
(Um dos cafés oferecidos pela Combi: blend de grãos do Brasil, Colômbia e Guatemala)
Já com o endereço fixo, pretendem, em breve, começar a torrar para fornecer para restaurantes e outros cafés.
São muito procurados pelos turistas australianos, neozelandeses e japoneses. “De vez em quando, atendemos também alguns brasileiros”, conta.
Além dos cafés, servem pasteizinhos de belém, natas, muffins de chocolate e de nozes, salgados e açaí com granola, banana, morango, iogurte grego e mel. Um luxo!!
(O simpático espaço da Combi Café, em Portugal)
Combi Café
Rua Morgado de Mateus, 29, Porto – Portugal
Horário: das 09h00 às 19h00 – todos os dias
Endereço no facebook- @combicoffeept