Também longe do burburinho dos turistas, o BOP se instalou há quatro anos no bairro da Trindade, e foi a segunda cafeteria no Porto a trabalhar com cafés especiais. “Nossos primeiros clientes, chegaram a dizer que nosso café estava estragado, pois não conheciam cafés especiais”, conta um dos sócios, Felipe Ribeiro.
A casa foi idealizada por Felipe e seu amigo de infância, João Brandão que, além de dividirem a paixão por viagens ao redor do mundo, compartilhavam também, sobretudo, o amor pelas artes: Felipe, em luz e som no teatro, e Brandão pela música. Atualmente, Brandão é dono de um estúdio de gravações na cidade.
Discos de Vinil
Das viagens aos EUA, trouxeram a inspiração para o menu do BOP: asas de frango, hambúrguer, cervejas artesanais, etc.. Importaram de bares e cafeterias da Ásia, especialmente do Japão e Coreia, a ideia dos vinis. Ao todo, são mais de três mil na coleção, com destaque para o blues, jazz, rock e metal.
“Coleciono discos de vinil há mais de 10 anos, então era natural querer trazê-los para perto do mim”, conta. O cliente que quiser ouvir uma de suas preciosidades tem que escolher o vinil no site e pedir para o barista no balcão, que entrega o disco para o cliente ouvir numa autêntica vitrola.
Trouxeram dos EUA também a ideia dos cafés especiais. “No início, quem torrava nossos cafés era a Vernazza, a primeira torrefadora a se instalar em Portugal. Atualmente, trabalhamos com a 7groaster (leia matéria da 7 groaster), que prepara um blend especial para o BOP e seleciona os cafés de origem única que oferecemos aqui”, explica.
Os cafés de origem única também são utilizados tanto na preparação dos expressos como dos coados, preparados no V60. No dia de nossa visita, experimentamos um café da Etiopia.
Horário de funcionamento diferenciado
O BOP é um dos poucos lugares na cidade que fica aberto até a 1 hora da manhã, sete dias da semana. “São 12 profissionais trabalhando, sendo sete baristas, treinados pela 7groaster mas que são responsáveis por toda a operação, atendem no balcão, limpam a mesa e manipulam a máquina de café”, diz.
Perguntado sobre o significado do nome, BOP, foi taxativo: “não quer dizer nada, só queríamos um nome curtinho. Mas nossos clientes dizem que é o the Best of Porto”, sorri!
De fato os negócios vão bem e a prova disso é que, no início de 2020 estarão de mudança para um endereço maior, no mesmo bairro.
BOP – Rua da Firmeza, 575, Trindade, Porto.
Website: www.bop.pt